quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A famosa BABY BLUES X DPP

Oi mamães e amigas!!!


Vou copiar pro blog um post que fiz na nossa comunidade.
Se o nome BABY BLUES soar estranho pra você,é melhor seguir o texto até o final!
De acordo com as estatísticas brasileiras,a Baby Blues atinge 82% das parturientes.


Bom,acho esse tema fundamental para ser abordado e discutido na gravidez,e faço o que posso para divulgar mais o assunto por aí (até pq passei por isso e não tive as informações necessárias).
Fiz uma pesquisa na internet com textos e estudos sobre o B.Blues e a Depressão Pós Parto,quem tiver um tempinho,vale a pena ler e ficar mais informada!



O “Baby Blues” ou Tristeza Materna é um fenómeno que pode surgir nas primeiras horas pós parto e se esticar por até 1 semana. Os sintomas básicos são a tristeza inexplicável, insônia e vontade incontrolável de chorar e têm na sua origem causas fisiológicas e emocionais, pelo conjunto de mudanças que a mulher sofre durante este período.

A grande diferença do B.Blues e da Depressão Pós-Parto (DPP) é um quadro clínico severo e agudo que requer acompanhamento psicológico e psiquiátrico, pois devido à gravidade dos sintomas,na DPP há que se considerar o uso de medicação,quanto que no Baby Blues na maioria dos casos o uso de medicamentos é desnecessário.
Já que o Baby Blues tende a regredir em até 1 mês pós-parto.Mas TODA e QUALQUER situação merece avaliação clínica especial.
Todo ciclo da gravidez e pós parto é considerado período de risco para o psiquismo devido à intensidade da experiência vivida pela mulher.

Mesmo mulheres com boa organização psíquica/mental podem se ver frente a situações em que a rede social falha.
A DPP acomete entre 10% e 20% das mulheres, podendo começar na primeira semana após o parto e perdurar até dois anos.



Há fatores de risco que vêm sendo estudados e demonstram uma alta correlação com a DPP.


Entre eles temos: mulheres com sintomas depressivos durante ou antes da gestação, com histórico de transtornos afetivos, mulheres que sofrem de TPM, que passaram por problemas de infertilidade, que sofreram dificuldades na gestação, SUBMETIDAS A CESARIANA,vítimas de carência social, mães solteiras, mulheres que perderam pessoas importantes, que perderam um filho anterior, cujo bebê apresenta anomalias, que vivem em desarmonia conjugal, que se casaram em decorrência da gravidez. 

Mas nenhuma mulher está livre de ter DPP-Até mesmo aquelas cujo vida social/afetiva está em total harmonia.Por isso,todo cuidado é pouco.
O processo de transformação psíquica que uma mulher precisa passar no ciclo gestação-pós parto envolve três grandes momentos que englobam pequenas etapas vividas de forma diferentes para cada pessoa.
* A transformação da filha em mãe
* A transformação da auto-imagem corporal 
* A relação entre a sexualidade e a maternidade. 

Cada um destes temas requer uma reordenação mental.


A mentalidade, de que a chegada de um filho é isenta de ambigüidade, tende a dificultar o auxílio que estas mães precisam receber. Algumas mulheres não conseguem admitir para si mesmas que merecem ajuda, escondendo dos cônjuges e da família seu estado.
Este sem dúvidas é o maior erro cometido por quem sofre de BB ou DPP.
Já que a solidão piora muito o grau da doença e seu tratamento.

Principais sintomas:



Irritabilidade, mudanças bruscas de humor, indisposição, tristeza profunda, desinteresse pelas atividades do dia-a-dia, sensação de incapacidade de cuidar do bebê e desinteresse por ele, chegando ao extremo de pensamento suicidas e homicidas em relação ao bebê.
Desinteresse pela auto-imagem.

O diagnóstico precoce é fundamental e para isso é necessário um acompanhamento em todo ciclo gestacional e pós parto, sendo a melhor forma de evitar, atenuar ou reduzir a duração da DPP.
Grupos de gestante vem sido mais procurados e têm se mostrado cada vez mais eficaz no tratamento tanto da DPP como do Baby Blues.



Meninas,como já relatei em várias comus,sofri bastante com a DPP,a minha durou mais de 1 ano e eu não busquei tratamento médico na época(por vários fatores).
Hoje falo com experiência que foi um erro terrivel guardar isso pra mim.Sofri calada,não conversava sobre o assunto e isso me fazia sentir pior,até porque me achava a unica mãe "desnaturada" ,a única que sofria com isso!E acabei afastando sem querer as pessoas que no fundo,queriam me ajudar mas também não sabiam como !

Se a gente não fala o que está acontecendo,ninguém pode adivinhar !!!

Foi quando achei um grupo de discussão do assunto na internet! Vi que tinha muuuuiiita gente passando exatamente pelas mesmas coisas que eu,e até casos piores e principalmente enxerguei a "luz no fim do túnel",só depois de muita conversa,de expor meus medos e inseguranças para meu marido que eu consegui me "livrar" disso,vamos dizer assim,e seguir minha vida adiante!
Hoje tô ótima! rsrsrs voltei a ser quem eu sempre fui...mas levou tempo.E tbm AFIRMO que ser mãe é a tarefa mais deliciosa e dificil do mundo.E uma mãe,assim como o nenem,não nasce da noite pro dia.
Gostei muitos desses textos que achei na net,porque eles falam exatamente disso.
Para se dar tempo!
Fica aqui meu alerta,principalmente para as mamães de primeira viagem (porque a gente acha que tudo vai ser igual novela!e em 80% dos casos não funciona assim): Se sentirem qualquer sintoma desses,procure ajuda imediata!E pode ser ajuda de mãe,de marido,de amiga...o principal é não sofrer sozinha,e em silêncio!!!!!

Tenha CONSCIÊNCIA de quem você é,de quem você sempre foi e de quem você vai ser daqui para a frente.
A adaptação á uma rotina completamente nova requer tempo mesmo e PACIÊNCIA !!!
Aos poucos,você vai encorporando elementos novos na rotina,coisas que te dêm prazer e te façam feliz.
É possível substituir alguns programas que você fazia antes da gravidez,por novos programas,novas atividades que te façam sentir bem.


O medo de ter medo faz parte desse processo todo.
Mas é preciso encarar de frente e fazer uma viagem funda para dentro de você mesma,só assim você pode ser SINCERA consigo e extrair os medos pela raíz,quando a gente assume e enfrenta,os medos começam a perder a graça...logo eles não assutam mais e se mudam pra bem longe.


Umas dicas corriqueiras que dou que me fizeram muito bem é para, em primeiro lugar,ABRIR O JOGO,abrir o coração e expor a real dos fatos,isso já alivia bastante essa angustia.
Outra coisa,não se tranque em casa!!!!!A gente começa a se achar o pior ser humano do mundo,a pior esposa,a pior filha,a pior mãe e a tendência é se isolar: PIOR ERRO !!!
Pegue seu bebezinho de manhã bem cedo e vá dar um passeio com ele,nem que seja pelo bairro mesmo,compre um esmalte novo na farmácia por exemplo,veja que há vida pós baby blues ! rsrs
As vezes pequenas atitudes que até passariam despercebidas no dia-a-dia fazem a diferença pra quem ta sofrendo buscando o equilibrio...não fique de pijama o dia todo ! escove os cabelos,coloque um vestidinho,não ta afim de passar batom? OK ! Dê-se tempo ! mas a auto-imagem já é muito prejudicada por si só nessa fase,quanto mais você puder fazer por você mesma,faça! Faça as unhas,compre uma revista de moda,acesse nosso blog rsrsrs distraia a cabeça enquanto seu bebê tira um cochilo...e não tenha medo do choro dele !! na maioria das vezes ele só quer o calor de mamãe....
Se puder,faça alguma atividade no SOL.É comprovado cientificamente que o SOL estimula a produção da serotonina,aquela substânciazinha responsável pelo bem-estar !
Outra coisa,evite lugares escuros,abra as janelas e ascenda todas as luzes da casa ás 17:30 hrs!!!
Porque a pouca luminosidade por sua vez,estimula a produção da melatonina,responsável pelo sono,pela preguiça e pela moleza do corpo...
Mude seu cardápio !!!!
A gente te dá um desconto se você se acabou ontem numa caixinha de chocolate,até porque o chocolate em DOSES MODERADAS estimula e endorfina,e ainda contém cafeína e teobromina, que estimula o sistema nervoso central, e anandamina, que diminui a ansiedade.
Procure outros alimentos capazes de estimular os neurotransmissores,como os cereais integrais,as oleaginosas,os peixes,ovos,frutas e legumes.


Espero que você não precise de nada disso que está aqui rsrsrs
mas precisando....conte comigo ! ;)




Beijos e chutinhos !!!!

Um comentário:

  1. Passei aqui para conhecer seu cantinho...quando puder passe no meu blog, vai ser um prazer ter sua companhia.
    bjs

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir