Bom dia mamães e amigas!
Hoje quero compartilhar com vocês algumas receitinhas de sopas para os babys!
A gente sempre fica cheia de dúvidas quanto ao que pode dar e oque faz mal.
Se o gosto está ruim...se está sem sal rsrs
Vale lembrar que o que é "ruim" para nós,adultos,pode ser uma delícia para um bebê,já que ele não tem parâmetros de comparação entre alimentos e não sabe distinguir ainda o doce do salgado,as papilas gustativas estão á todo vapor tentando processar os sabores.
Por isso,antes de dizer que a criança não gostou de um determinado alimento,a gente deve insistir pelo menos 7 vezes (em dias alternados)!
Eu sei que na prática as vezes não funciona assim e a gente acaba ficando nervosa porque o bebê tá fazendo cara feia pra comida,porque ele está chorando,porque cuspiu tudo,porque trava a boca para não comer...enfim...isso é da natureza dos bebês mesmo,o nosso dever de mãe é insistir e o deles é recusar!!!
Bom,a Juju nunca me deu trabalho para comer,ela come super bem até hoje.
Inclusive quando ela tinha 2 aninhos pegou a mania de almoçar/jantar o prato dela e depois ir de prato em prato pedindo mais.
No final das contas,vomitava horrores e nós,desesperados,corríamos pro PS,chegamos a fazer um exame chamado CINTOLOGRAFIA PARA RGE (para pesquisa de refluxo gastro esofágico).
Por fim,depois de muita luta o gastro pediatra nos deu o diagnóstico: G.U.L.A!
Era gula mesmo! Ela comia mais do que podia e botava pra fora o excesso.
Mas desde de bebezinha ela come frutas (ama maçã e uva) e legumes,verduras...ela adora salada!
Mas no começo também fazia cara feia!
A "cara feia" na verdade é a forma que os bebês tem de expressar reações,não quer dizer que ele esteja odiando a comida,é que é tudo novo para eles!
Por isso as papinhas logo aos 6 meses têm que ser bem levinhas,sem sal ou só com 1 pitadinha na água de cozimento,só com legumes,para eles irem treinando o paladar,sentindo os diferentes sabores da vida!
Prato da Julie hoje,com 5 aninhos:
Arroz,feijão,ovinho de codorna,cenoura cozida e temperada,milho,brócolis ninja e tomate cereja.
A primeira papinha da Nicole,aos 6 meses foi só batatinha cozida com cenoura,um fio de azeite e 1 pitadinha de sal.Bati no liquidificador e dei.Nunca vou me esquecer da carinha dela! Ficou maluca,adorou!!!
Dei um pouquinho e ela ficou chorando que queria mais!!!
E assim foi até os 18 meses,agora ela está me dando um pouco mais de trabalho para comer,está ficando exigente rsrs e ainda por cima os dentes do fundo estão saindo,aí apelo para a velha e boa SOPA mesmo!
Se você quiser cozinhar um pedacinho de carne ou frango junto com os legumes pode,mas na hora de bater,deixe a carne de fora enquanto o bebê é muito pequeno.
Evite também pimentão e tomate,são bons para dar assadura.
E caldos prontos de legumes,galinha,etc espere um pouquinho mais.
Enquanto á cebola e alho eu me perguntava se não faria mal e o pediatra liberou desde sempre,ainda me falou muito bem das propriedades da cebola! Assim como a importância de colocar certos alimentos ainda com a casca para cozinharem.Mas isso acho que fica mais á critério de cada mamãe rs
Mãos á obra!!Receitinhas ótimas para variar o cardápio do seu filhote!
Para bebês de 06 a 08 meses:
Nas primeiras duas semanas o ideal é que a papinha seja feita somente com 1 tipo de legume e 1 tipo de folha.
De cenoura:
- meia cenoura média
-6 folhas de escarola
- 1 pedaço pequeno de cebola
-1 pouco de salsa picadinha
-1 pitada de sal
-1 colher rasa (de café) de margarina ou azeite
Lave a cenoura e a escarola,coloque um pouco de água para ferver,de preferência em panelinha de vidro,depois que a água entrar em ebulição,coloque todos os ingredientes cortadinhos e cozinhe até que a cenoura fique macia.Tire a casca da cenoura e amasse tudo com garfo ou bata no liquidificador e por último misture a salsinha.
Dica: Alterne papinha de cenoura com beterraba e mandioquinha,pois o bebê pode ficar laranja se comer cenoura demais!!! Aconteceu com a Nicole!!!rsrsrs
De mandioquinha:
-1 mandioquinha média
-6 folhas de espinafre
-1 pedaço pequeno de cebola
-1 pitada de sal
-1 pitada de orégano
-1 colher (de café) de azeite ou óleo de girassol.
Faça o mesmo procedimento da sopa de cenoura. Lave bem e descasque a mandioquinha e quando a água começar a ferver coloque os ingredientes. Amasse ou bata no liquidificador.
De 08 a 12 meses-
Com 8 meses provavelmente o baby já vai ter alguns dentinhos e isso pode causar dor e deixá-lo irritado e chatinho,por isso, EU - BRUNA- preferia continuar batendo a sopinha no liquidificador,embora a gastro-pediatra da Nicole tenha brigado muito comigo para dar tudo amassado no garfo,acho que ninguém melhor que a MÃE para conhecer o ritmo do seu filho,se ele já está apto para mastigar ou não.
TEORICAMENTE a criança tem que mastigar,para desenvolver a mordida,fortalecer os dentes...mas isso é teoricamente.
A Juju mastigava melhor que a Nicole. A Nini sempre foi meio "pata-choca" e se engasgava com facilidade,até por conta do refluxo que ela tinha,então eu sempre segui o MEU instinto e dei tudo batidinho mesmo! Sem culpa! Hoje ela tem 1 ano e meio e come super bem,não ficou com nada prejudicado por conta do liquidificador!!! rsrs
É importante respeitar os limites do seu filho.O que o filho do vizinho faz,nem sempre é verdade!!!!kkkkkk
( Porque já reparam que sempre tem um chato para vir nos dizer que o filho do fulano come churrasco na mão com 1 ano e 2 meses e já sabe tocar no piano a 5º sinfonia de Beethoven !)
Papinha de legumes com mucilon e franguinho
- 1 batata doce
-1 cenoura pequena
- 1 filé de frango
- 1 cebola pequena
- 2 colheres de sopa de arroz cru
- 2 colheres de sopa de mucilon de milho
- 1 colher de chá de margarina
- ½ litro de água
- sal
Coloque o frango e a cebola para dourar na panela de pressão. Depois, ferva a água e acrescente a cenoura, batata-doce e o arroz. Deixe cozinhar bem. Por último acrescente o mucilon.Bata tudo no liqui.
Papinha de carne com feijão
· 300gr de carne de boi (músculo)
· 1 cenoura grande
· 2 abobrinhas pequenas
· 1 xícara de couve picada
· salsa ( a gosto)
· 1 ½ xícara de chá de feijão cozido
· 3 litros de água
· 1 colher de sopa de óleo
Raspe a casca da cenoura, pique e leve todos os ingredientes ao fogo, acrescentando o feijão já cozido. Pique a carne e os legumes em pedaços bem miúdos e passe na peneira. Junte uma colher de sopa de margarina.
Quem pode te orientar quando á consistência da sopinha é o pediatra do seu filho!
Papinha de carne com couve-flor (acima de 10 meses)
· 300gr de carne
· ½ couve flor
· 3 mandioquinhas
· ½ xícara de alho-poró cortado
· 1 colher de cebola ralada
· 1 colher de sopa de margarina
· salsa
· 3 litros de água
Lave bem o alho-poró, depois corte em rodelas o bulbo branco e a parte verde clara das folhas. Coloque todos os ingredientes na panela e cozinhe até ficarem macios. Amasse com um garfo e sirva.
Frango com grão de bico (acima de 9 meses)
· 300gr de peito de frango
· 1 cenoura grande
· 1 ½ xícara de couve
· 2 xícaras de vagem
· 1 ½ xícara de grão-de-bico
· 1 colher de sopa de cebola
· 1 colher de sopa de salsa
· 1 colher de sopa de óleo de girassol
Retire os fiapos laterais da vagem e pique. Na véspera deixe o grão-de-bico de molho. Leve tudo ao fogo até ficarem macios. Amasse tudo com o garfo e sirva.
De aipim
- 200 gramas de aipim ou mandioca.
- 200 gramas de abóbora moranga
- 100 gramas de carne filetada bem fininha (ou moída)
- 50 gramas de couve cortada bem fininha
- ceboba e alho a gosto
- Água o nescessário para cozinhar
Rende 7 porções, pode congelar.
Cozinha o aipim com a carne até ficar bem macio, acrescenta a abóbora que cozinha bem rápido, quando estiver pronta acrescente a couve. Amassa tudo com o garfo, fica com consistencia de purê. No prato acrescente um filete de azeite ou oleo de sua preferência.
Eu comecei a dar macarrãozinho para as minhas,quando elas tinham uns 11 meses...comecei com os de letrinha e depois passei para argolinha e outros tipos.
Além do tradicional purê de batata com caldinho de feijão e arroz,que elas sempre gostaram,hoje em dia também faço muito escondidinho e risotinho.
O risotinho nada mais é que arroz com molho de tomate - que aliás a gastro disse que pode ser molho de caixinha desde que seja fervido para retirar a acidez- eu polvilho queijo parmesão ralado por cima e ela adora!!
E o escondidinho eu faço um purê de batata normal,coloco carne moida e molho de tomate com queijo ralado!
Também vai que é uma beleza!!! rsrs
Já os docinhos...segundo filho é sempre mais difícil de mantermos longe das bugigangas,mas aqui em casa é basicamente gelatina e danoninho (depois de 1 ano)!! rsrs
Já tentei fazer papinha de fruta mas depois que a Nicole cresceu um pouco não quer mais comer...
O que consigo dar ainda é banana amassada com mucilon,pêra raspadinha...geleia de morango,de tangerina...vitaminas,quando batidas com iogurte natural então,é uma delícia!!!
Experimenta bater iogurte natural com morango!!! Até eu tomo!!! rsrsrs
Experimenta bater iogurte natural com morango!!! Até eu tomo!!! rsrsrs
Purezinho de maçã (ou pera)
2 maçãs ou pêras médias;
2 colheres de sopa de água da cozedura ou de sumo natural de maçã
Descasque a fruta, descaroce-a, corte-a em pequenos pedaços e coloque numa panela com um pouco de água a ferver. Não deve adicionar muita água, mas apenas a suficiente para que a fruta fique parcialmente coberta. Deixe cozer em fogo médio cerca de 6 a 8 minutos.
Quando a fruta esticer cozida, escorra o excesso da água da cozedura ou acrescente um pouco de sumo natural e reduza a puré.Se quiser polvilhe um pouquinho de açúcar ou canela (para bebês maiores).
1 maçã;
1 pêra;
1/2 papaia;
2 colheres de sopa de água;
1 colher de sopa de farinha de arroz;
2 colheres de sopa de leite utilizado pelo bebé
Descasque a fruta, retire os caroços e as sementes e corte-as em pedaços.
Cozinhe a maçã com o papaia e um pouco de água durante uns 5 minutos; junte depois a pêra e deixe cozer por mais 2 minutos.
Amasse o purê.
2 colheres de sopa de água da cozedura ou de sumo natural de maçã
Descasque a fruta, descaroce-a, corte-a em pequenos pedaços e coloque numa panela com um pouco de água a ferver. Não deve adicionar muita água, mas apenas a suficiente para que a fruta fique parcialmente coberta. Deixe cozer em fogo médio cerca de 6 a 8 minutos.
Quando a fruta esticer cozida, escorra o excesso da água da cozedura ou acrescente um pouco de sumo natural e reduza a puré.Se quiser polvilhe um pouquinho de açúcar ou canela (para bebês maiores).
Rende umas quatro porções.
Puré de maçã, pêra e papaia
1 maçã;
1 pêra;
1/2 papaia;
2 colheres de sopa de água;
1 colher de sopa de farinha de arroz;
2 colheres de sopa de leite utilizado pelo bebé
Descasque a fruta, retire os caroços e as sementes e corte-as em pedaços.
Cozinhe a maçã com o papaia e um pouco de água durante uns 5 minutos; junte depois a pêra e deixe cozer por mais 2 minutos.
Amasse o purê.
Misture a farinha de arroz com o leite e adicione ao purê,misture bem para que fique um creme lisinho.
Nicole comendo banana pela primeira vez!!
Primeiro a cara de "Meu Deus o que é isso?"
E depois pensando "Sei la mas é bom pra caramba!" rsrs
Por hoje é isso amigas!
Tem uma receitinha gostosa aí??!! Mande pra gente!!!
Beijos!!
Bruna
Nenhum comentário:
Postar um comentário