terça-feira, 14 de agosto de 2012

Receitas de Sopinhas

Bom dia mamães e amigas!

Hoje quero compartilhar com vocês algumas receitinhas de sopas para os babys!
A gente sempre fica cheia de dúvidas quanto ao que pode dar e oque faz mal.
Se o gosto está ruim...se está sem sal rsrs
Vale lembrar que o que é "ruim" para nós,adultos,pode ser uma delícia para um bebê,já que ele não tem parâmetros de comparação entre alimentos e não sabe distinguir ainda o doce do salgado,as papilas gustativas estão á todo vapor tentando processar os sabores.
Por isso,antes de dizer que a criança não gostou de um determinado alimento,a gente deve insistir pelo menos 7 vezes (em dias alternados)!
Eu sei que na prática as vezes não funciona assim e a gente acaba ficando nervosa porque o bebê tá fazendo cara feia pra comida,porque ele está chorando,porque cuspiu tudo,porque trava a boca para não comer...enfim...isso é da natureza dos bebês mesmo,o nosso dever de mãe é insistir e o deles é recusar!!!
Bom,a Juju nunca me deu trabalho para comer,ela come super bem até hoje.
Inclusive quando ela tinha 2 aninhos pegou a mania de almoçar/jantar o prato dela e depois ir de prato em prato pedindo mais.
No final das contas,vomitava horrores e nós,desesperados,corríamos pro PS,chegamos a fazer um exame chamado CINTOLOGRAFIA PARA RGE (para pesquisa de refluxo gastro esofágico).
Por fim,depois de muita luta o gastro pediatra nos deu o diagnóstico: G.U.L.A!
Era gula mesmo! Ela comia mais do que podia e botava pra fora o excesso.
Mas desde de bebezinha ela come frutas (ama maçã e uva) e legumes,verduras...ela adora salada!
Mas no começo também fazia cara feia!
A "cara feia" na verdade é a forma que os bebês tem de expressar reações,não quer dizer que ele esteja odiando a comida,é que é tudo novo para eles!
Por isso as papinhas logo aos 6 meses têm que ser bem levinhas,sem sal ou só com 1 pitadinha na água de cozimento,só com legumes,para eles irem treinando o paladar,sentindo os diferentes sabores da vida!

Prato da Julie hoje,com 5 aninhos:
Arroz,feijão,ovinho de codorna,cenoura cozida e temperada,milho,brócolis ninja e tomate cereja.


A primeira papinha da Nicole,aos 6 meses foi só batatinha cozida com cenoura,um fio de azeite e 1 pitadinha de sal.Bati no liquidificador e dei.Nunca vou me esquecer da carinha dela! Ficou maluca,adorou!!!

Dei um pouquinho e ela ficou chorando que queria mais!!!
E assim foi até os 18 meses,agora ela está me dando um pouco mais de trabalho para comer,está ficando exigente rsrs e ainda por cima os dentes do fundo estão saindo,aí apelo para a velha e boa SOPA mesmo!


Se você quiser cozinhar um pedacinho de carne ou frango junto com os legumes pode,mas na hora de bater,deixe a carne de fora enquanto o bebê é muito pequeno.
Evite também pimentão e tomate,são bons para dar assadura.
E caldos prontos de legumes,galinha,etc espere um pouquinho mais.

Enquanto á cebola e alho eu me perguntava se não faria mal e o pediatra liberou desde sempre,ainda me falou muito bem das propriedades da cebola! Assim como a importância de colocar certos alimentos ainda com a casca para cozinharem.Mas isso acho que fica mais á critério de cada mamãe rs
Mãos á obra!!Receitinhas ótimas para variar o cardápio do seu filhote!

 Para bebês de 06 a 08 meses:
Nas primeiras duas semanas o ideal é que a papinha seja feita somente com 1 tipo de legume e 1 tipo de folha.

De cenoura:
- meia cenoura média
-6 folhas de escarola
- 1 pedaço pequeno de cebola
-1 pouco de salsa picadinha
-1 pitada de sal
-1 colher rasa (de café) de margarina ou azeite

Lave a cenoura e a escarola,coloque um pouco de água para ferver,de preferência em panelinha de vidro,depois que a água entrar em ebulição,coloque todos os ingredientes cortadinhos e cozinhe até que a cenoura fique macia.Tire a casca da cenoura e amasse tudo com garfo ou bata no liquidificador e por último misture a salsinha.

Dica: Alterne papinha de cenoura com beterraba e mandioquinha,pois o bebê pode ficar laranja se comer cenoura demais!!! Aconteceu com a Nicole!!!rsrsrs

De mandioquinha:
-1 mandioquinha média
-6 folhas de espinafre
-1 pedaço pequeno de cebola
-1 pitada de sal
-1 pitada de orégano
-1 colher (de café) de azeite ou óleo de girassol.

Faça o mesmo procedimento da sopa de cenoura. Lave bem e descasque a mandioquinha e quando a água começar a ferver coloque os ingredientes. Amasse ou bata no liquidificador.

De 08 a 12 meses-

Com 8 meses provavelmente o baby já vai ter alguns dentinhos e isso pode causar dor e deixá-lo irritado e chatinho,por isso, EU - BRUNA- preferia continuar batendo a sopinha no liquidificador,embora a gastro-pediatra da Nicole tenha brigado muito comigo para dar tudo amassado no garfo,acho que ninguém melhor que a MÃE para conhecer o ritmo do seu filho,se ele já está apto para mastigar ou não.
TEORICAMENTE a criança tem que mastigar,para desenvolver a mordida,fortalecer os dentes...mas isso é teoricamente.
A Juju mastigava melhor que a Nicole. A Nini sempre foi meio "pata-choca" e se engasgava com facilidade,até por conta do refluxo que ela tinha,então eu sempre segui o MEU instinto e dei tudo batidinho mesmo! Sem culpa! Hoje ela tem 1 ano e meio e come super bem,não ficou com nada prejudicado por conta do liquidificador!!! rsrs 
É importante respeitar os limites do seu filho.O que o filho do vizinho faz,nem sempre é verdade!!!!kkkkkk
( Porque já reparam que sempre tem um chato para vir nos dizer que o filho do fulano come churrasco na mão com 1 ano e 2 meses e já sabe tocar no piano a 5º sinfonia de Beethoven !)

Papinha de legumes com mucilon e franguinho


 - 1 batata doce
 -1 cenoura pequena
 -    1 filé de frango
 -     1 cebola pequena
 -      2 colheres de sopa de arroz cru
 -     2 colheres de sopa de mucilon de milho
 -     1 colher de chá de margarina
 -     ½ litro de água
 -   sal
Coloque o frango e a cebola para dourar na panela de pressão.  Depois, ferva a água e acrescente a cenoura, batata-doce e o arroz.  Deixe cozinhar bem. Por último acrescente o mucilon.Bata tudo no liqui.

Papinha de carne com feijão
·        300gr de carne de boi (músculo)
·        1 cenoura grande
·        2 abobrinhas pequenas
·        1 xícara de couve picada
·        salsa ( a gosto)
·        1 ½ xícara de chá de feijão cozido
·        3 litros de água
·        1 colher de sopa de óleo
Raspe a casca da cenoura, pique e leve todos os ingredientes ao fogo, acrescentando o feijão já cozido.  Pique a carne e os legumes em pedaços bem miúdos e passe na peneira.  Junte uma colher de sopa de margarina.

Quem pode te orientar quando á consistência da sopinha é o pediatra do seu filho!

Papinha de carne com couve-flor (acima de 10 meses)

·        300gr de carne
·        ½ couve flor
·        3 mandioquinhas
·        ½ xícara de alho-poró cortado
·        1 colher de cebola ralada
·        1 colher de sopa de margarina
·        salsa
·        3 litros de água
Lave bem o alho-poró, depois corte em rodelas o bulbo branco e a parte verde clara das folhas.  Coloque todos os ingredientes na panela e cozinhe até ficarem macios.  Amasse com um garfo e sirva.

Frango com grão de bico (acima de 9 meses)

·        300gr de peito de frango
·        1 cenoura grande
·        1 ½ xícara de couve
·        2 xícaras de vagem
·        1 ½ xícara de grão-de-bico
·        1 colher de sopa de cebola
·        1 colher de sopa de salsa
·        1 colher de sopa de óleo de girassol
Retire os fiapos laterais da vagem e pique.  Na véspera deixe o grão-de-bico de molho.  Leve tudo ao fogo até ficarem macios.  Amasse tudo com o garfo e sirva.





De aipim 

  • 200 gramas de aipim ou mandioca.
  • 200 gramas de abóbora moranga
  • 100 gramas de carne filetada bem fininha (ou moída)
  • 50 gramas de couve cortada bem fininha
  • ceboba e alho a gosto
  • Água o nescessário para cozinhar

Rende 7 porções, pode congelar.

Cozinha o aipim com a carne até ficar bem macio, acrescenta a abóbora que cozinha bem rápido, quando estiver pronta acrescente a couve. Amassa tudo com o garfo, fica com consistencia de purê. No prato acrescente um filete de azeite ou oleo de sua preferência.

Eu comecei a dar macarrãozinho para as minhas,quando elas tinham uns 11 meses...comecei com os de letrinha e depois passei para argolinha e outros tipos.
Além do tradicional purê de batata com caldinho de feijão e arroz,que elas sempre gostaram,hoje em dia também faço muito escondidinho e risotinho.

O risotinho nada mais é que arroz com molho de tomate - que aliás a gastro disse que pode ser molho de caixinha desde que seja fervido para retirar a acidez- eu polvilho queijo parmesão ralado por cima e ela adora!!
E o escondidinho eu faço um purê de batata normal,coloco carne moida e molho de tomate com queijo ralado!
Também vai que é uma beleza!!! rsrs

Já os docinhos...segundo filho é sempre mais difícil de mantermos longe das bugigangas,mas aqui em casa é basicamente gelatina e danoninho (depois de 1 ano)!! rsrs
Já tentei fazer papinha de fruta mas depois que a Nicole cresceu um pouco não quer mais comer...
O que consigo dar ainda é banana amassada com mucilon,pêra raspadinha...geleia de morango,de tangerina...vitaminas,quando batidas com iogurte natural então,é uma delícia!!!
Experimenta bater iogurte natural com morango!!! Até eu tomo!!! rsrsrs

Purezinho de maçã (ou pera) 

2 maçãs ou pêras médias;
2 colheres de sopa de água da cozedura ou de sumo natural de maçã

Descasque a fruta, descaroce-a, corte-a em pequenos pedaços e coloque numa panela com um pouco de água a ferver. Não deve adicionar muita água, mas apenas a suficiente para que a fruta fique parcialmente coberta. Deixe cozer em fogo médio cerca de 6 a 8 minutos.
Quando a fruta esticer cozida, escorra o excesso da água da cozedura ou acrescente um pouco de sumo natural e reduza a puré.Se quiser polvilhe um pouquinho de açúcar ou canela (para bebês maiores).
Rende umas quatro porções.


Puré de maçã, pêra e papaia

1 maçã;
1 pêra;
1/2 papaia;
2 colheres de sopa de água;
1 colher de sopa de farinha de arroz;
2 colheres de sopa de leite utilizado pelo bebé

Descasque a fruta, retire os caroços e as sementes e corte-as em pedaços.
Cozinhe a maçã com o papaia e um pouco de água durante uns 5 minutos; junte depois a pêra e deixe cozer por mais 2 minutos.
Amasse o purê.
 Misture a farinha de arroz com o leite e adicione ao purê,misture bem para que fique um creme lisinho.

Nicole comendo banana pela primeira vez!!
Primeiro a cara de "Meu Deus o que é isso?"

E depois pensando "Sei la mas é bom pra caramba!" rsrs

Por hoje é isso amigas!
Tem uma receitinha gostosa aí??!! Mande pra gente!!!

Beijos!!

Bruna


















Nenhum comentário:

Postar um comentário