segunda-feira, 13 de junho de 2011

Relatos dos meus partos (Parte II - Nicole)

Ufa!!!Depois de todo aquele sofrimento no parto e pós parto da Juju,eu ainda sentia uma lacuna em branco!Um  vazio...era como se eu me devesse as coisas,como se eu me devesse um parto humanizado,me devesse ser mãe de um bebezinho recém nascido,me devesse amamentar,me dedicar 100%...minha depressão pós parto durou muito,foi muito sofrido e eu também demorei bastante para "pôr pra fora",tive que me adaptar á maior cidade do país,tive que sair para trabalhar o dia todo fora quando a Julie tinha 3 meses...enfim,não curti a primeira infância dela,mal tenho lembranças de quando ela era bebê,acompanhava seus progressos por vídeos,fotos,quando eu chegava em casa ela até me estranhava,não queria vir no meu colo.Isso tudo me pesou demais,não há no planeta dinheiro que pague isso,tudo que eu perdi.
Mas a vida nos empurra para frente não é mesmo? "Superada" essa fase ruim,eu percebi que ainda tinha uma vontade enorme de ser MÃE !Decidi priorizar isso na minha vida,do contrário,não seria feliz,nem ganhando na mega sena.
Em novembro de 2009 comecei a ter uns problemas de saúde,fui largando o trabalho aos poucos,e em janeiro de 2010 decidimos voltar para Porto Seguro.Em busca do tão sonhado sossego de cidade pequena...
       
      Em maio de 2010 descobri a gravidez! Meu marido ficou preocupado de início,pensando como daríamos conta de dois! rsrs mas eu...nossa,vibrei,chorei,pulei de alegria com da primeira vez,só que dessa vez tendo a certeza absoluta que o meu direito de ser MÃE ninguém me tiraria,essa era a minha segunda chance!
Mas engraçado que essa euforia da primeira semana não durou muito,logo deu lugar á um medo gelado que descia pela espinha (era isso - literalmente- o que eu sentia).Medo do que ?Não sei,mas por várias vezes eu levantei de madrugada e fui ao banheiro para ver se tinha algum sangramento...até que um dia,com 9 semanas,estava na casa do meu pai quando senti alguma coisa escorrendo pelas minhas pernas,e quando olhei,era sangue.
Muito sangue,vivo,intenso e escorria...naquele minuto eu pensei comigo "Eu sabia.". Eu sentia.Senti o tempo todo que isso estava para acontecer!!Inexplicável...
Fomos para o hospital pois não tinha médico de plantão ás 20:00 hrs de um sábado na única clínica particular da cidade...bom,tbm não tinha médico no hospital nem muito menos consegui fazer um ultrassom!
Uma médica que estava indo embora do plantão me viu sentada no corredor do hospital esperando atendimento com aquele sangue todo e me chamou numa salinha,fez o toque e disse que meu colo do útero estava fechado! Meu bebê tinha grandes chances de estar vivo,não era aborto!! Ela me passou DACTIL OB e mandou repouso absoluto.
Só consegui falar com meu GO na segunda de manhã,e para meu espanto (pois eu esperara o pior!) lá estava meu caroço de feijão,vivo,com batimentos cardíacos presentes.Enquanto o coraçãozinho estivesse batendo,eu tinha todas as esperanças do mundo!
O médico me disse que a minha placenta havia se fixado no lugar errado: Ao invés de estar posterior ao feto e na parte superior do útero,ela estava na frente do feto e obstruindo o colo do útero.Ou seja,o bebê iria crescendo e "esmagando" a placenta,provocando sangramentos.
Foi o meu diagnóstico. E eu saí do consultório disposta a passar as 40 semanas deitada se fosse preciso.
Meu sangramento parou em 2 dias.E eu voltava no GO toda semana para fazer ultrassom.E a cada ultrassom o pavor gelado me descia pela espinha e guela á baixo.Ouvíamos o coraçãozinho e só aí eu conseguia respirar.Na US da semana 16º,brinquei com o médico dizendo para ele me mostrar o piu piu do Pedro ( A Nicole chamaria Pedro se fosse menino! rsrsrs).E ele disse,"Posso mostrar o sexo pra vocês,mas não tem piu piu nenhum aqui !" A emoção foi muito forte!!!Era a NICOLE que estava a caminho,outra princesinha,só pensava em dar a noticia para  a Juju que ficou mega feliz em saber que ganharia uma amiga!
Assim foram passando as semanas,eu de repouso total,sem sangramentos e o bebê se desenvolvendo bem.
Até 33 semanas de gestação os médicos não dão o diagnóstico de PLACENTA PRÉVIA.Porque as chances da placenta "subir" são altas. A partir da 33º semana começa a complicar um pouco.
O que implica numa cesariana pois a placenta obstrui a passagem do bebê pelo colo do útero.
No meu caso,era PLACENTA PRÉVIA OCLUSIVA TOTAL. O pior dos casos.Pois a placenta pode ser prévia (baixa) mas não obstruir totalmente o colo.
O risco de sangramento é enorme e tbm o risco da placenta parar de mandar os nutrientes pro bebê.
Sem contar,que nos casos de placenta baixa a mulher não pode entrar em trabalho de parto,de jeito nenhum,pois com as contrações uterinas pode haver hemorragia na placenta e aí complica muito.
Eu li bastante,pesquisei tudo sobre o assunto e via que na maioria dos casos a placenta realmente se deslocava conforme o útero ia crescendo,até não ser mais um problema para o parto.
Quando estava com quase 6 meses o GO liberou que eu viajasse de avião e voltamos para São Paulo pois se eu precisasse de uma cesárea de emergência e prematura ainda por cima,aqui eu teria recursos! Em Porto Seguro nem UTI NEO NATAL nós temos.Não existe!!!


     A Viagem foi tranquila,continuava sem sangramentos e fazendo US de 15 em 15 dias....meu morfológico foi perfeito,a Nicole estava grande,saudável e a placenta lá embaixo,firme e forte! kkk
Até que com 32 semanas o médico finalmente me disse tudo que eu esperava ouvir todos esses longos meses... "Então mamãe,está preparada para outro parto normal?" eu perguntei se poderia ter PN e ele respondeu "Se você quiser,sim!A placenta subiu,está mais de 2cm distante do colo do útero,pode sair do repouso e respirar agora!" Não pude conter minhas lágrimas dentro do laboratório!!!Parecia último capítulo de uma novela kkkkk na verdade foi,o último capítulo da novela mais difícil que tinha enfrentado na vida!
Saí do consultório disposta a andar,a comprar o enxoval,comecei de fato uma nova fase na minha vida.


Comemoramos muuiiitooooo no chá de bebê,que foi na semana seguinte!!Fui bater perna por São Paulo inteira!!!!kkkk E comecei a procurar um médico pelo convênio que topasse fazer meu parto normal.Se não conseguisse,problema...eu teria com o médico plantonista do dia.
Escolhi a PRÓ MATRE para a Nicole nascer.Gostei das instalações,eles têm salas de parto humanizado lá,com banheira,som ambiente,foi  a única maternidade que eu achei!E é perto de casa,o único problema seria chegar na maternidade se a Nini quisesse nascer em pleno 31 de dezembro!!!!kkkk Pois a Pró Matre fica em plena Av.Paulista! rs
Mas passei meu reveillon muito bem!
Com 38 semanas comecei a me sentir mais cansada que o normal,mas não parava minhas caminhadas diárias!! Como eu tive 8 meses de muuuito tempo livre eu li TUDO que podia sobre parto normal,conversei com várias amigas virtuais,li vários relatos de parto humanizado,e achei um GO MARAVILHOSO que foi o anjo da minha vida,com 38 semanas!!!!cheguei para a primeira consulta e expliquei pra ele minha minha situação e minha convicção em ter PN.
Mas nem perguntei se ele topava,porque era claro que não né?
Mas para minha surpresa e alívio,no final da consulta ele me passou todos os numeros de telefone e me disse para eu ligar á qualquer hora do dia ou da noite que ele estaria á postos na Pró Matre!
E cumpriu a promessa! rs


Com quase 39 semanas o famoso tampão mucoso saiu !!Era uma gosminha com sangue!Pensei que entraria em TP em algumas horas,mas ainda faltavam 8 dias para o grande dia!
Fomos pro shopping,compras de final de ano,não parei 1 segundo! Fui na maternidade a primeira vez com 38 semanas e uns dias,pois a Nicole estava muito quieta...a segunda vez com 39 semanas e uns dias,porque eu estava com contrações,fazíamos o cardiotoco - contrações irregulares e sem nada de dilatação.
A terceira vez cheguei lá com um sangramento,mas tinha 1 dedo de dilatação o Dr.Carlos preferiu não me internar,pois esse é um erro comum das mamães de primeira viagem,como era a segunda vez eu já sabia o que estava por vir e preferi seguir o TP em casa mesmo.(Se a gente interna no começo do TP,sem a bolsa estourar,a gente passa por vários procedimentos desnecessários,pois essa é a conduta da maternidade.
Colocam na ocitocina para pegar rítmo,querem nos deixar deitadas,cheias de soros e catéter,Buscopan para inibir as contrações,enfim,coisas do tipo.)


No dia 20 de janeiro eu andei bastante,cheia de contrações irregulares,comi muito salgadinho rsrs 
e nada da bolsa estourar!!!Nem as contrações pegavam rítimo !
Não queria ir para a maternidade pela 4º vez em 1 mês kkkk o pessoal já nos conhecia lá e as malas já estão dentro do carro! rsrsrs
Mas ja era 1 da manhã e eu não conseguia dormir,comecei a sentir uma movimentação bem baixa,os movimentos da Nicole diminuiram e a minha barriga finalmente deu aquela "descida". Senti uma pontada na bexiga e pensei "Olha a bolsa aí!!!estorou!!!" me levantei da cama e vim para cozinha,disse para o pessoal "Vamo cambada que a bolsa estorou!!" mas dessa vez,ao invés de água,era sangue que escorria! Fez uma poça de sangue no chão e eu fiquei bem desesperada porque da primeira vez não teve nada disso!
Fomos correndo pra maternidade,cheguei e a enfermeira perguntou "Oi Bruna,agora vai?" kkkk eu disse que não voltaria mais para casa,que agora eu me internaria de qualquer jeito!
Fomos fazer mais um cardiotoco (aquele exame onde colocam um cinto na barriga para monitorar a frequência das contrações e os batimentos do bebê). Contrações fortes,porém irregulares e batimentos OK.
No parto da Juju as contrações ficaram bonitinhas,de 5 em 5 minutos,de 2 em 2,até o nascimento.
Dessa vez não! Eu estava rindo,alegre,eufórica !!!!Sentia as contrações mas absolutamente suportáveis.
Quando o médico de plantão fez o toque,ele chamou logo a enfermeira e mandou preparar a transferência para o centro cirúrgico. Eu estava com 6 de dilatação já! E nem fazia idéia!!!
Meu marido foi se preparar,minha cunhada (e madrinha da Nicole) não sabia se ria ou chorava,meu sogro e cunhado chegaram logo em seguida cheios de máquinas,filmadoras,e a Juju queria ir pra sala de parto junto comigo!!! Ela me perguntava "Mamãe,vou ver a Nicole agora???" 
Eu estava muito ansiosa,mas a todo momento eu só pensava comigo "Eu quero estar aqui,Eu estou aqui.Eu pedi isso,eu mereço"
Foi o meu mantra,a cada contração mais forte que vinha eu falava mentalmente "Eu quero estar aqui!Eu quero estar aqui!" me concentrando ao máximo,curtindo cada dor,cada segundo,tentando registrar na memória para sempre,todo aquele processo.


Eram 4 horas da manhã do dia 21 de janeiro de 2011,estava frio em SP apesar de ser verão,estava com 40 semanas e 1 dia,era a noite de virada de lua (cheia!) a maternidade estava LOTADA !!Não haviam salas de parto humanizado disponíveis no momento da minha internação,seguimos para o centro cirúrgico mas graças a Deus em meia hora surgiu uma vaga e me transferiram para essa sala.Mas o Dr.Carlos não liberou que eu fosse para a banheira pois já estava com 8 de dilatação!!
Ele mandou chamar o anestesista e eu disse que não precisava,não queria anestesia nenhuma,estava tudo muito bem !!!!!eu estava muito alegre!!!!Mas ele insistiu,me explicou que gostaria de fazer uma revisão após o parto,pelo problema da gravidez anterior com resto placentário...por esse motivo eu topei.E foi a pior parte de todo o meu TP !
Me deram a anestesia na coluna,na hora dá uma queimada rápida,em 2 minutos os pés começam a formigar e a espinha tem uns espamos involuntários,fiquei com um pouco de coceira,me deu a coluna,enfim,odiei !
Mas já tinha ido...aí,o que já estava bom ficou perfeito! Minhas contrações estavam super tranquilas,passei a não sentir mais nada.Só sentia a barriga dura e nessa hora fazia força para a Nicole descer.


O Dr.Carlos então estorou a bolsa,que eu me tremi de medo na hora porque ele veio com um "caninho" de plástico enorme e eu pensei "agora vai doer!!!estava bom de mais pra ser verdade" mas não doeu nada,nem senti !!!Só senti a água quente descendo!
Logo chegou a equipe de enfermaria neo natal e a pediatra,que se espantou,ela disse "Temos uma corajosa aqui??Parto normal??Parabéns!!!" e a enfermeira disse "Doutora essa mãe aqui é guerreira,ela é muito tranquila e calma!!" (ahuahau mal sabia ela do primeiro parto!!!!KKKK)

O Dr.Carlos foi um anjo durante todo o TP,muito calmo,sereno,sem pressa,respeitou minhas decisões...
me incentivou,não tenho palavras para agradecer!
Ele ainda brincou comigo dizendo que ja estava vendo que não daria para colocar lacinho na Nicole pq ela não tinha muito cabelo!!!!
Foi tanto sofrimento para chegar até ali,tantas dúvidas,tanto medo,sustos,alegrias...eu pensava em tudo isso no momento expulsivo,como se estivesse passando um filme na minha cabeça dos ultimos 9 meses..me lembro de ouvir meu marido dizendo "Faz força amor!!!" e o Dr.Carlos dizendo que só faltava mais um pouquinho!!!
Mas eu estava exausta,estava fazendo força á mais de 1 hora porque a Nicole demorou para encaixar na saída do colo do útero...


Nesses segundos finais,enquanto eu fazia a última força,só conseguia agradecer a DEUS por estar ali !!!!
A fase final do parto,por mais anestesiada que você esteja,dói mesmo e não tem jeito!!!É chamada de fase expulsiva.
Exatamente ás 6:03 hrs da manhã do dia 21 de janeiro,eu ouvi o chorinho mais lindo e aguardado do mundo!
Ao contrário do parto da Julie,onde não sabia se eu ria ou chorava,nesse,foi impossível conter as lágrimas!!!
E quantas,quantas lágrimas!!!!!!
Chorei muito!!!Não era um choro só de emoção,mas de alívio também,de alegria,de amor...esse eu posso dizer sem sombras de dúvida,que foi o momento mais emocionante de toda a minha vida.
Passamos os 9 meses idealizando o rostinho do bebê,imaginando o chorinho,cultivando dia após dia uma vontade enorme de segurar nossos filhos nos braços,de dar amor,proteger...esquentá-lo.
Vivenciar tudo isso é maravilhoso,extraordinário .Não tenho como descrever aqui...só quem já passou por isso para saber.


Eu digo,repito e afirmo que o parto normal vale muito  a pena!O parto da Nicole realmente foi um presente de DEUS para mim.Confesso que foi uma exceção.Ainda sim,mesmo no parto da Julie que foi muito sofrido,eu continuo recomendando.Tanto é,que eu teria todos os motivos do mundo para ter trauma e querer passar longe de outro PN.Mas a nossa natureza é essa! Se eu precisasse ter feito uma cesárea,teria ficado um pouco frustrada mas tambpem feito,afinal o que eu mais queria era a minha filha perfeita.
Mas o parto normal tem um gostinho de vitória.Ali naqueles momentos,nascem uma mãe também,não somente o bebê.Ao final desse processo de TP,vem um cansaço recompensador.
Além dos benefícios para o bebê,como por exemplo as chances mínimas de ter o pulmão encharcado,o que ocorre frequentemente nas cesáreas.Riscos de infecção muito inferiores...recuperação mais rápida,perda de peso acelerada,são inúmeros benefícios.A Natureza sabe o que faz né ?!
Quando escuto minhas amigas dizendo que tem MEDO.Dou até risada!
Medo a gente tem mesmo! Todo mundo sente medo !!!Mas se cada vez que sentirmos medo nos paralisarmos...o que será das nossas vidas?!
Enfrente seu medo!!Viva a dor...é a dor da vida !É uma dor suportável,modificadora...como dizem,nós entramos na PARTOLÂNDIA !
E essa é uma experiência única.Não tem nada que se compare.
É transformador.A gente passa a rever nossos conceitos...
Quando você precisar ir no dentista por exemplo,depois de um PN,você vai ver que não é tão ruim assim...rsrsrsrs
;))


Meninas,larguem o medo e os pré-conceitos de lado e VIVAM !!!!Vivam essa experiência !!!!!!
Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha conseguido passar pelo menos um pouco da minha emoção para vocês,estou até chorando denovo enquanto escrevo rsrsrsrs pois eu tenho as lembranças do dia 21 de janeiros vivas,latejando e intensas bem aqui dentro do coração!Não tem nada que apague isso.


Beijos e leitinho !!!!


Bruna

2 comentários:

  1. Ola achei muito linda sua historia não tem como nao se emcionar parabens e curta muita suas lindas filhas bjuss.

    ResponderExcluir
  2. amigaaaaaaaaaaaa, faz um livro e eu compr a primeira dição
    falo sério!!! Nunca pensou em fazer um livro contamto a história de seus dois partos; sua forma de escrever prende a atenção... PARABÉNS, GRAÇAS A SUA HISTÓRIA VOU QUERER NORMAL QUANDO FOR TER KKK

    ResponderExcluir