sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Biscoitinhos Decorados - Sucesso Garantido !!!!!

Olá mamães e amigas!!! Continuo sem tempo de postar porque agora a Nicole está naquela fase de querer andar,querer ser independente,querer mexer em tudo,escalar os armários,arrumas as panelas...sabe como é né?


Se ainda não sabe...curta bastante rsrs e se prepare,pois logo logo vc vai perder alguns quilinhos correndo atrás de bebê pela casa!!! rsrsrs


Bom,um tempo atrás recebi de lembrancinha de chá de bebê um biscoitinho decorado em formato de carrinho de bebê,além de LINDO era delicioso,fui orçar com a empresa para a festa de 1 aninho da Nicole e quase morri com o preço !
Pois bem...como não sossego enquanto não faço,botei as mãos na massa e testei váaaarias receitas,até chegar nessa aqui,que foi a melhor em termos de praticidade e gosto!
 Essas foram as joaninhas feitas por mim,para a festa da Nicole que foi toda nesse tema e nas cores vermelho/verde provençal.
Aí elas já estão prontas,com os olhinhos! Mas pensando nas amigas,eu tirei foto de todo o processo e montei um "passo a passo" dos biscoitinhos!


Receita da massa :



100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente


150g de açúcar                                                                                           


1/2 colher de chá de fermento em pó


1 ovo em temperatura ambiente


300g de farinha de trigo e mais o necessário para polvilhar


1 pitada de sal


2 colheres de chá de extrato de baunilha (fica a gosto,eu prefiro ele menos doce)


Mistura a manteiga,a farinha,o açúcar,quando começar a esfarelar junta o ovo,a baunilha,fermento e a pitada de sal.
A consistência da massa é firme,como uma massinha de modelar mesmo,porém ela não pode ficar rachando,ela tem que ficar macia.Pode ir acrescentando farinha até dar o ponto e sovando a massa sempre!


Para decorar existem algumas opções,o que eu recebi de lembrancinha era com pasta americana.O que eu fiz foi com corante GEL,eu tingi A MASSA e depois fiz os detalhes com glacê real.
Mas o tipo mais comum de decoração é feito todo em GLACÊ REAL,só que já vou avisando que dá um trabalhão kkkkkk mas se vc tiver tempo,faça porque fica MARAVILHOSO!!!! O glacê real tem que atingir um ponto firme e você tem que ter muita precisão nas mãos para manusear o saco de confeiteiro! se você não for tingir o biscoito todo,só for fazer o acabamento é tranquilo,dá pra fazer até com pincel mesmo,mas para tingir o biscoito,para ele ficar uniforme,tem que ser com saco de confeiteiro mesmo,senão quando seca fica falhado (experiência própria!!)!!

 Essa foi a minha versão beta kkkkkk foi o teste,fiz só para treinar mesmo a mão e saber a consistência do glacê,levei o dobro de tempo para pintar um por um,para eles secarem,para depois fazer as pintinhas para depois que elas secarem então,embalar !


Então vou explicar como eu fiz com a massa tingida,que é super simples,é só acrescentar corante GEL na cor desejada e misturar beeeeem,posso dizer que é a parte mais chata do biscoito!
Porque no começo vc acha que a cor não vai misturar,porque ficam umas "raias" mais fortes,então,taca o dedo mesmo e espalha para a massa toda,abrindo sempre de dentro para fora até ficar UNIFORME! Acredite em mim que fica uniforme a cor!kkk e sempre adicione um pouquinho a mais do que o tom desejado porque a tendência é suavizar a cor depois de assado.
Eu dividi a massa em 2 partes e tingi,enquanto vc não está usando pode deixá-la enrolada com filme PVC,plástico,mantém a maciez da massa.
Para abrir,vc vai precisar de pvc plástico,farinha de trigo e um rolinho de abrir massa.


Faz assim,abre um pedaço do filme plástico em cima da mesa ou da superfície que vc vai usar,polvilha um pouquinho de farinha e coloca a bola de massa (faça em porções menores para ficar da mesma espessura )
e cobre com filme plástico e aí você abre com rolo!!! Nunca abra direto com o rolo em cima da massa pq racha e gruda...e faça os biscoitos mais grossos,se for muito fininho ele quebra fácil.
Depois é só cortar com o cortador da sua preferência e vai ficar assim

Pode ver que a cor está uniforme !
Para assar tem uns truques kkkkkkk
Forre a assadeira com PAPEL MANTEIGA,pois o alumínio cozinha demais e sola o biscoito!
Forno baixinho,sem pressa rsrsrs e o ponto é quando ele começar a solta da forma!
Como a massa vai estar tingida vc não vai conseguir ver direito se ele está moreninho embaixo.O biscoito NÃO pode ficar moreno!!!!! Nem dourado! Começou a soltar da forma (dá uma soltada nele com um garfinho ou com os dedos) e dá durinho em cima,pode tirar!! O ponto dele é branquinho mesmo,até porque quando ele esfria ele endurece um pouquinho.

Eles vão para  o forno assim ! (essa foi a vez que eu fiz sem o papel manteiga para ver se dava certo rsrs)


E saem assim:
Espere esfriar para desinformá-los e ai vc pode colocar um em cima do outro,sem problemas.Observe a mudança de cor.


Daí é só fazer o glacê,tingir da cor que vc quiser e mandar ver nos detalhes e retoques!
Eu fiz as bolinhas da joaninha com cotonete acredite kkkkkkkk cotonete no glacê e no biscoito!
E as risquinhas com pincelzinho fino mesmo,só que para fazer esse tipo de acabamento,o glacê tem que estar num monte mais molinho.Pq ele seca rápido demais!
Os olhinhos eu fiz a bolinha branca com glacê e grudei uma bolinha prata no meio,sabe dessas bolinhas de confeito mesmo?
E depois de secos,vc tem que mantê-los em lugar fechado!!!!
Eu os embalei e dei como lembrancinha assim

A receita do glacê real é fácil,mas você tbm pode comprar o pó pronto,da marca ARCOLOR,em qualquer loja de doces,aqui em São Paulo eu compro sempre no mercadão da Lapa.
E é só adicionar água até pegar a consistência que você quiser.
Se quiser testar e fazer em casa,tem uma receitinha rsrs



1 clara em neve
1 colher cheia de suco de limão
250g glaçucar (açúcar de confeiteiro) 


bater clara e acrescentar açucar e o limão aos poucos.E o corante,se preciso.

Ele todo feito em glacê,sem a massa tingida,fica assim
Lembre-se de cobrir generosamente o biscoito todo,formando uma camada espessa de glacê!


E em pasta americana o processo é mais "fácil" pois vc vai usar o mesmo cortador da massa,na pasta e grudar em cima do biscoito,para isso pode usar um pouquinho de glacê ou doce de leite,passe um pouquinho no biscoito todo e "cole" a pasta em cima.
Mas só fica bom para o manuseio no dia seguinte,quando a pasta endurecer (não esqueça de guardar SEMPRE em local fechado!)!
Em pasta eles ficam mais ou menos assim






É isso meninas,precisando,estou por aqui!!! rsrs


E aí segue uma foto de como ficou a decoração provençal de Joaninha!
:)



4 comentários:

  1. Ai que Liiindo... Eu estou pegando essa receita para fazer de lembrancinha no Chá de Bebe da minha Afilhada que será em 07/05/14...
    será que vai ficar bonito?

    ResponderExcluir