terça-feira, 10 de julho de 2012

A "crise" da meia idade

Hehehe a "crise" no caso se refere á meia idade de 1 ano e meio!
Essa semana eu entrei no nosso grupo no Facebook para postar e desabafar a minha frustração em relação ás malcriações que Nicole vem me fazendo!!rsrs
Relatei,os gritos altíssimos dela quando nós dizemos "NÃO",o sorrisinho debochado quando ela sabe que está me desobedecendo (ela morde o lábio inferior,joga a cabeça pra trás e solta um HA HA HA bem debochado!!!kkk),quando ela se "joga" muito cuidadosamente no chão e fica deitada batendo os pés e as mãos e quando ela cruza os bracinhos,faz bico e fica bufando,respirando bem profundo,sinalizando que está muito brava!
Não pessoal...não estou confundindo com uma adolescente,estou falando da minha filhinha,do meu bebê de apenas 1 ano e 5 meses!!!

Subestimei a capacidade dela,não lembrava que crianças tão pequenas assim sabiam "articular" manhas tão bem elaboradas!!!!rsrs Mas fazem!!!!!


Para minha surpresa,em 5 minutos meu post já estava bombando nos comentários!! E,acreditem,fiquei pasma ao ler outros relatos de 97% das nossas mamães que TAMBÉM PASSAM POR ISSO!!!


Por um lado foi bom saber que não tô sozinha do time das Mães-que arrancam-os-cabelos!
Mas por outro,foi chato saber que ninguém ainda achou a "fórmula" para conter as pirraças!!
Procure aí no baúzinho das suas memórias...você se lembra de um episódio em que fez pirraça para os seus pais porque não conseguiu alguma coisa que queria?
Eu me lembro,confesso!
Então,como "culpá-los" por seguirem os instintos infantis e fazerem a famosa birra??

TODA CRIANÇA FAZ BIRRA!
Até porque eles não sabem verbalizar direito o que os desagrada,então,a birra é o jeito de expressar a frustração de não ter o que querem,na hora que querem.


Antes de ser mãe,eu via o clássico episódio da criança se jogando no chão diante de uma vitrine,e a mãe coitada,desesperada,até que,muitas vezes por vergonha,cedia aos caprichos só para não chamar mais a atenção e ser taxada como "mãe carrasca" perante ás pessoas que ainda não tinham filhos.
Pensava comigo,nossa...que falta de limites! Meus filhos não vão fazer isso....E SE fizerem,ai ai!!!


Pois bem,tenho uma notícia para você,que pensa assim como eu: SEU FILHO VAI FAZER MALCRIAÇÃO!
A diferença é a INTENSIDADE da malcriação!
Minhas meninas não são do tipo que se jogam na frente da vitrine,mas elas têm outras armas para tentar contornar a situação e ganhar um SIM como resposta!
A Julie,de 5 anos,força o choro no melhor estilo "Apito de Maria Fumaça";E ela já percebeu que esse tipo de choro nos tira,á mim e ao papai,do sério!Aliás,quem tiver por perto também fica alucinado e entra em transe!!

Ela aperta os olhinhos querendo que saia pelo menos 1 lágrima para dar mais veracidade ao episódio,mas...é em vão!!!!rsrs
Então ela abre o bocão e solta o agudo!!!!
Quando estamos em casa,mando ela em pensamento para o quarto e só sai quando para de chorar.
E quando estamos na rua,apelo para todos os tipos de chantagem,do tipo "Se você não parar,vai ficar sem o vídeo game" mas na hora,ela fica tão irracional que nada do que eu digo funciona.
Por fim,já com as forças e idéias esgotadas,decido fazer o que o nosso antigo pediatra falava:
A deixo passando vergonha sozinha!
Vou andando na frente,finjo que não conheço,não respondo ás provocações,continuo a conversa paralela,dou risada...
Tenho que alertá-la mamãe e amiga,que esse tipo de estratégia tem seu ápice atingido rápido!
Quando ela vê que eu supostamente não estou ligando para a pirraça,ela aumenta o tom.

Fica assim desesperada porque está perdendo a batalha,durante alguns minutos,mas aí ela se cansa e...para.
É exaustivo,me leva todo meu bom humor e energias,mas acho que ainda é a solução "Menos pior"!
Já tentei entrar no ritmo e GRITAR também e não funcionou...
Já tentei sentar,bater um papo cabeça,conversar como a vida é linda e quase apanhei...
Enfim,infelizmente não existe mesmo uma prática que acaba instantaneamente com o show,você até pode ceder e dar o que a criança está pedindo,mas isso se tornará uma enorme bola de neve.


Mas,voltando ao título do nosso post,a crise dos 18 meses(Ou originalmente Terrible twos) não é mito!
Ela existe mesmo!! E têm,inclusive,vários livros e artigos publicados sobre o assunto.
Uma matéria bem bacana foi sugerida pela Paulinha,mamãe do Otavio,e eu tomo a liberdade de postá-la aqui!
 http://bebe.abril.com.br/materia/a-terrivel-crise-dos-2-anos


http://bebe.abril.com.br/materia/como-lidar-com-a-birra-do-seu-filho-na-rua-no-shopping-no-parque


Amigas,como podemos ver,teorias são o que não faltam para o tema BIRRA.
Só tentando e testando que você vai descobrir o que funciona melhor.
No caso da Nicole,nada funciona!!!kkkk Até porque,com bebê não é só a birra,é a insistência por parte deles em mexer no que não pode,em voltar 100 vezes no mesmo lugar proibido,é a teimosia!
Eu falo incontáveis vezes a mesma coisa e não resolve...a tiro 20 vezes de trás da mesa do computador e ela volta outras 20 vezes,chega uma hora que eu nem mais o que estou fazendo,perco o rumo,a prosa,o rebolado...me pego descabelada,exaurida...enfim,e assim vamos levando! 
Também é assim com você?!
Junte-se á nós!!!!!

Dou umas receitinhas bem simples,como chá de camomila (para a mamãe!!!!),incenso calmante,florais de bach,meditação,óleos de massagem,mantras,exercícios de respiração...e muiiiita paciência.


Principalmente,NÃO SE CULPE pelas birras,não se culpe se você perdeu a cabeça e deu um grito mais alto,não se culpe se você ficou nervosa e caiu no choro,não se culpe se você recorreu á sua mãe,sua sogra,ou qualquer tipo de ajuda,nem que seja para apenas conseguir tomar um banho e lavar o cabelo.
Crianças pequenas são assim mesmo...elas não entendem o que é "não",o jeito é irmos insistindo até que elas aprendam.
E...se serve de "conforto",todas nós passamos ou passaremos por isso!!
:))


Ossos do ofício!!!


Conte pra gente qual é o seu método para lidar com a teimosia,estamos ansiosas para saber!!!!
:)


Beijos!!!!


Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário