sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cansaço,sono,falta de ânimo - Alerta Máximo!!

Oi mamães e amigas!!!
Já tinha um tempinho que estava para postar sobre esse tema que rende horas de conversa com qualquer gravidinha ou mamãe que tem bebê pequeno!


A gravidez dá sono! OK! Isso nós já sabemos que é perfeitamente natural,que são os hormônios e que é inevitável.
Sabemos também que o pós parto cansa muitoooo,que amamentar consome uma energia vital gigante,que acordar várias vezes por noite,ter o sono assim picadinho durante o dia arrasa com qualquer ser humano e sabemos também que isso passa com o tempo,conforme o baby vai crescendo,entrando numa rotina de sono,a gente começa a melhorar.


MASSSS...e quando a gente não melhora? 
Aliás,e quando parece que a situação vai piorando,o sono vai aumentando,não temos vontade de fazer nada nem tirar o pijama,que tomar banho e lavar a cabeça exige o mesmo esforço físico que correr uma maratona?
Está se identificando com os sintomas?

Então,ligue seu ALERTA MÁXIMO!!!!
Você pode estar com deficiência de vitamina B12.


Eu passei por isso! Estou aqui falando de experiência própria que é HORRÍVEL!
A gente se sente impotente,sem energia pra nada e as pessoas começam a nos cobrar atitudes que tínhamos antes.

Meu marido chegou a pensa que eu estava com uma nova DPP,alguns "amigos" me diziam que era frescura e pura preguiça e me trataram até meio mal,com indiferança e eu me questionando o tempo todo.
Não me sentia triste. Não tinha nem motivos para tristeza.E por mais que eu dormisse 12 hrs,nunca era o bastante! 
Quanto mais eu dormia,mais sono eu tinha.
Cheguei a conclusão que estava com uma doença terminal! E fui investigar!


Primeiro fui á um neurologista,relatei que estava com perda de memória,que chegava a ser perigoso porque eu esquecia até as panelas no fogo,que não importasse o quanto eu dormia,eu já acordava cansada,o sono não compensava.
Disse que vivia com dor de cabeça,dor no corpo todo e tinha até uma certa lerdeza para pensar e verbalizar o pensamento,que por isso eu andava até mais quieta e calada,sem caçar muita conversa com as pessoas.
Fiz um eletroencefalograma e uma tomografia.Ambos deram OK.
Porém o meu eletro estava "cansado".Sim,foi o que o Doutor disse!Que a minha atividade cerebral naquela meia hora do exame estava devagar,em estado sonolento.


Procurei meu GO,meu querido e amigo Dr.Carlos Eduardo Vega!
E cheguei quase chorando ao consultório dele! Pedi pelo amor de DEUS uma vitamina,um complemento,um tarja preta,qualquer coisa que fizesse eu voltar á atividade!!!
Meninas confesso que até pra namorar o marido eu andava sem vontade,só de pensar,já ficava exausta!!!
O tempo livre que eu tinha eu me encostava nos lugares,no sofá,na cama da filhota,na cadeira...e assim passava as tardes,me arrastando.
Fiz os exames de sangue que o Dr.Carlos pediu.
Não apontou anemia ( que eu tive na gravidez),só o colesterol um pouquinho alto,nada que justificasse tal estado semi-vegetativo!!
Mas ele me sugeriu que eu procurasse um Endocrinologista.
E lá fui eu !!!


Achei a Dr.Fernanda,uma simpatia,cheguei na primeira consulta já dizendo que estava devia estar com algum transtorno,uma doença rara de difícil diagnóstico,enfim,a essa altura,já estava desesperada (e morrendo de sono)!!!!
Ela avaliou o colesterol,me disse que praticasse exercícios físicos (o mesmo que o neuro mandou!!!Exercícios ao ar livre! Caminhada 30 minutos de manhã e á tarde,4 vezes por semana.)
Eu expliquei a situação,que para ir até a esquina eu me arrastava,quem diria fazer exercício!
Daí ela pediu uma série de exames de sangue,alguns que eu nunca tinha ouvido falar,sem exagero,fiz uns 18/20 exames.

Na entrega do resultado ela começou a ler e me disse,afirmando,que eu não comia carne vermelha.
Fiquei surpresa e respondi que era verdade,que eu nunca na vida tinha comido carne vermelha,que não suportava nem o cheiro,que meu máximo era frango e olhe lá.
E veio a resposta,enfim,para os meus problemas!


Eu sofria de astenia (que é uma staff geral,físíca/mental)
Em português claro,estava com falta de B12!


A vitamina B12, ou cianocobalamina,é uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada exclusivamente por microrganismos,encontrada em praticamente todos os tecidos animais e estocada primariamente no fígado.
fonte natural de vitamina B12 na dieta humana restringe-se a alimentos de origem animal, especialmente leite, carne vermelha e ovos.

A deficiência dessa vitamina pode ocasionar transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares estando ela diretamente relacionada com a hiper-homocisteinemia,, um fator independente de risco cardiovascular e de danos neuroniais.
Em estágio avançado,pode levar á demência permanente!
Dessa forma, o diagnóstico precoce da deficiência de vitamina B12 é de grande importância para evitar danos patológicos irreversíveis.


Deixo aqui o meu alerta!!!!
Como a Dr.Fernanda disse,tem gente que trata como frescura,que não liga, e quando vai ver,o tratamento já tem que ser intensivo.
Eu tomei 4 injeções de CITONEURIN,que é a base de vitaminas e também serve para fibromialgia.
E tomei por 5 meses uma "vitamina" chamada Arcalion.
Eu o chamo de Santo Arcalion nosso de cada dia!
O Arcalion na verdade é a sulbultiamina,que é um derivado da vitamina B1, que age no cérebro aumentando a liberação de Dopamina, um neurotransmissor cerebral essencial para as atividades de bem estar físico e mental. Reduz o cansaço físico, mental, sendo indicado no tratamento de fadiga física, dificuldade de aprendizagem em estudantes, no desinteresse sexual (tanto masculino quanto feminino), na fadiga crônica, na fadiga da mulher na menopausa, nas pessoas que vivem em constantes situações de stress,melhorando inclusive a depressão e a ansiedade.


Se interessou??!!rsrs
Só tem 1 contra.
O Arcalion demora para fazer efeito.Ou melhor,nós demoramos para começar a sentir as primeiras melhoras.
Tomando 2 comprimidos ao dia,depois de 1 mês eu comecei a me sentir melhor,mas só depois de 2 meses é que eu comecei a voltar ao meu normal.
De qualquer forma,não é um medicamento tarja-preta,suas contra indicações são mínimas,e é necessário ter receita médica para comprar.
Então,se você está com cansaço excessivo,vale a pena pediu ao seu médico de confiança exames específicos para investigação dos níveis de B12.
E quem sabe assim ele te indica o Arcalion.


O importante é saber que isso tem cura,e que grande parte da população sofre algum tipo de déficit de vitamina e raramente procura ajuda médica.
E aí trata erroneamente com anti-depressivos agressivos.


Bom meninas,fica aqui o meu alerta!!!!
Nada em excesso é bom ou normal!! Antes de se culpar e se atirar na cama chorando e dizendo que é uma mãe/esposa/ser humano ruim(porque a gente faz isso mesmo!!!),procure um endócrino e viva o Sto.Arcalion!!!!!!





Beijos!!!


Bruna

35 comentários:

  1. Horrível a sensação de desânimo e de se estar "emburrecendo"... Santo Arcalion mesmo... Realmente, no início não senti muita diferença. Mas agora realizar as atividades simples já faz mais sair fumaça da minha cabeça, como vinha acontecendo...

    ResponderExcluir
  2. Eu estou tomando Arcalion e estou me sentindo bem melhor!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica. Me identifiquei bastante com o que você descreve, sendo que no meu caso, eu mesma às vezes fico achando que é frescura... bom saber que não é, e que tem tratamento.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Bruna eu ando assim a uns 3 ou 4 meses,tava jurando que era depressao mas nao tenho motivos pra estar deprimida entao fi pesquisar os sintomas q sito e achei esse seu post e me indentifiquei demais. Ja comecei a tomar o arcalion hoje espero melhorar logo pois ja estou cheia de me sentir assim.
    Bjinhos e valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gente,
    Eu comecei a tomar Arcalion ontem, Mas como li que ele ajuda a repor os níveis de vitamina B12 fiquei com medo dele engordar. Alguém que tomou ou está tomando sentiu mudança de peso? GAnho de peso pra ser mais específica...
    Também estou um caco, não tenho ânimo pra nada, trabalhar, estudar, fazer comida... Só penso em chegar logo a hora de dormir...
    Espero que isso passe logo, pois estou assim a muito tempo, nem sei dizer quando começou, no início achei que estava só estressada, mas mesmo tirando umas mini-férias o cansaço não diminui. Sorte que fui a esse médico, pois nem o procurei para isso, ele que percebeu que eu poderia estar muito cansada e por isso desenvolvi descamações na pele.
    Adorei o post, pois realmente somos cobradas em fazer muito e acabamos esquecendo que somos seres humanos e portanto suscetíveis aos efeitos de tantas atividades.
    Bjos,
    Vanessa.

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, nenhuma vitamina engorda, pois elas não contém calorias. Caso vc esteja com uma deficiência muito grave pode ter inapetência e ao usar a vitamina seu apetite retorna, o que pode dar a falsa sensação de aumento de apetite, mas por outro lado, a deficiência de vitamina faz a pessoa ter desejos por alimentos que a contenham, sem qualquer explicação racional a isso, apenas fisiológica. Esses desejos podem se manifestar por carboidratos, pizza, doces, etc, ao tomar as vitaminas que estão deficiêntes, os desejos cessam.
    Mais uma vez, vitaminas, minerais e metais essenciais não tem possuem calorias, o que engorda é comer mais do que gasta.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna em 2010 comecei com cansaço desanimo insonia grave e falta de apetite extremo procurei um neurologista que sem nenhum exame diagnosticou depressão e logo passou vários tarjas pretas que trocava a cada 120 dias q eu ia lá mas sempre mantendo o maldito rivotril ocorre que ao invés de melhorar meu quadro foi se complicando passei a ter perda de memória constante falta de coordenação motora perdi exatos 18,6 kg de 65 quilos cheguei a 46,4kg. Desejo só de ficar na cama do sofá do sofá pra cama só pra aliviar as dores no corpo. PA baixa glicose baixa colesterol baixo... Durante esse tempo por conta da baixa imunidade as crises de rinite só aumentavam e a sinusite era constante. Resolvi procurar uma psiquiatra pois já não suportava mais conviver com a patologia que até então achava ser depressão. Sendo que já desconfiava não ser pq pesquisando via que eu tentava muito sair do estado q estava tomava quatro banhos por dia e apesar da indisposição me esforçava para trabalhar. Quando comecei a ter confusão mental me tornei uma "neurótica" em organização a fim de me encontrar melhor tanto em casa quanto no trabalho. Quando cheguei a psiquiatra a mesma disse que eu não tinha depressão mas um grande estresse fisico e mental, mas que não poderia remover a medicação de imediato (cheguei a tomar serenata, venlift, exodo... ) além do maldito rivotril 2mg. Assim ela receitou o mesmo rivotril mas o patz sl (indutor do sono) e mais o exodo e disse que faria a descontinuação aos poucos marcando nova consulta para noventa dias. Só que as coisas só pioravam e no desespero eu já estava "traficando" o maldito rivotril com uma amiga q trabalha no hospital tomava 2 ao invés de um e ainda toma 1 exodo e 1 serenata. e dai os sintomas continuaram a piorar quebrava todos os copos q ia lavar, as coisas caiam da mão, não conseguia mais ler (algo que amo) enfim. tomei uma decisão larguei os excessos e só fiquei com o rivotril 2mg q não consigo me livrar pois tenho convulsões se não o tomar (tremedeiras, taquicardias...) e com o patz pois sem ele vejo o dia amanhecer sem dormir. No dia da consulta marcada com a psiquiatra estava tão mal q não consegui ir. resultado como fazer agora sem a receita do rivotril fui a uma emergencia desesperada em crise mas mesmo assim a mesma me disse que não poderia descrever o rivotril porque não era uma emergencia neurológica. Mas ainda assim ela pediu raio x face e torax e hemograma completo. Diagnóstico: sinusite e MACROCITOSE (FALTA DE VITAMINA B 12) me aconselhou a procurar um endócrino ou hematologista e a passar a comer carne ovos laranja derivados de leite etc. Fui a uma endocrino que nada resolveu, troquei de plano de saúde e ai se vai tres anos em busca de um diagnóstico. Agora fui ao hematologista que passou 25 exames (sem exagero) e em um neuro ( que passou eletroencefalograma e mapeamento celebral) só faltam dois exames e estou ansiosa para logo ter um diagnostico e começar o tratamento. Pois creiam não está nada fácil. Quanto a exercicios, tentei pilates mas passava mal nas aulas devido ao intenso cansaço taquicardia e tonteiras e tive q abandonar, uma pena pois me ajudou a ganhar quatro quilos em apenas dois meses, mas enfim estou confiante.

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana...seu problema pode ser falta de vitamina D,procure se informar sobre isso! A falta da vitamina D causa doenças seríssimas.

      Excluir
  8. Bom dia, minha médica me indicou essa vitamina, mas gostaria da opinião de quem ja tomou para saber se ela engorda????? Pq existe um certo preconceito com relação a vitamina por causa de engordar! Me conta se vc engordou tomando o Arcalion???

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se pode na amamentacao? Eu tomei antes de ficar gravida e é excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante amamentação não é aconselhável,devendo ter cuidado. Com o que vc ingeri neste período. Como Clínico geral aconselho vc procura uma médica pra saber. Bjs

      Excluir
  10. ai menina estou do mesmo estado que vc estava , tive neném ha 5 meses e estou assim ja tem uns três meses meu marido só reclama . vou marcar medico.

    ResponderExcluir
  11. Pois é, eu tb tomava Arca Lino 20mg mas este mês saiu do comércio foi tirado pela An visa sem maiores esclarecimentos.
    Eu tb me dava muito bem com esta medicação.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ana eu sempre fui muito ativa e estava mal como você, acho que a minha sorte foi ter ido a um hematologista direto e após os vários exames que fiz ele me diagnosticou com Deficiência de Ferro e Vitamina B12.... repeti todos os exames... e a cada dois meses tenho que repor essas vitaminas .

    ResponderExcluir
  15. Eu to grávida de poucas semanas, mas além de vomitar muito, não tenho energia nem pra lavar meu cabelo. As pessoas pensam que é frescura minha, mas juro não da nem mesmo pra preparar um lanchinho que eu preciso sentar e baixar a cabeça. Muito bom seu texto, apesar de comer carne pode ser que eu tenha deficiência dessa vitamina. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila, pois também passei por isso é melhorou logo com as vitaminas pré natais...

      Excluir
    2. Fica tranquila, pois também passei por isso é melhorou logo com as vitaminas pré natais...

      Excluir
  16. Eu to grávida de poucas semanas, mas além de vomitar muito, não tenho energia nem pra lavar meu cabelo. As pessoas pensam que é frescura minha, mas juro não da nem mesmo pra preparar um lanchinho que eu preciso sentar e baixar a cabeça. Muito bom seu texto, apesar de comer carne pode ser que eu tenha deficiência dessa vitamina. Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Oi bruna, sou a sabrina tenho 19 anos e tenho uma filha de 1 ano e 11 meses e eu amamento ela ainda, axo que é por isso que me sinto assim como vc falo,fraca sem vontade pra nada etc.. Me identifiquei muito com tudo,Mas eu queria saber o que vc acha que eu devia fazer?? Pq eu acho que estou muito nova pra sentir todas essas coisa.

    ResponderExcluir
  18. Olá meninas, ultimamente tenho me sentindo cansada, sonolenta, palpitações, falta de apetite e um pouco de amargo na boca... Tenho me sentido péssima, não tenho vtd de fazer nada e por cima fico com suor frio nas mãos e pés, meus familiares estão achando que pode ser por conta da amamentação. Minha filha tem dois anos e dois meses. Alguém pode me ajudar ou já passou por algo assim,
    relacionado a amamentação?

    ResponderExcluir
  19. Olá tem que passar no médico e fazer exames pra poder tomar essa vitamina arcalion?

    ResponderExcluir
  20. Olá tem que passar no médico e fazer exames pra poder tomar essa vitamina arcalion?

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pela matéria, foi muito valiosa eu me sinto assim mesmo e já estava triste. Achei que era depressão e meu marido estav reclamando do meu desanimo.
    Vou procurar um medico para me passar alguns exames

    ResponderExcluir
  22. Oi pessoal . Tudo isso passei e meu cardiologista me passou arcalion. Em tres dias me senti melhor mas tenho sentido muita dor de cabeça. Efeito do remedio. Cefaleia. Alguem sentiu? Em quanto tempo passa esse efeito?

    ResponderExcluir
  23. Olá,estou fazendo de remédio biológico(Orencia) para tratamento de artrite reumatoide,sou complicada e agora tive uma trombose na perna esquerda,já em tratamento. Sentindo muito cansaço,fraqueza, se condições de fazer nada,meu cardiologista e geriatra me receitou Arcalion 200 mg.duas vezes ao dia,estou no terceiro dia tomando a medicaçao,confio muito no meu médico, com muita fé, esperando o resultado!

    ResponderExcluir
  24. Estou com esses sintomas ja fiz exames de sangue deu tudo ok.a medica passou centurion de 5000.mais ainda nao melhorou.mukto sono sera q pode ser do remetio???

    ResponderExcluir