quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Roda de mães - Ser ou não ser,eis a questão

Bom dia mamães e amigas!!
Esse é um post que venho escrevendo aos pouquinhos,quando tenho uma "folga" - Geralmente quando a Galinha Pintadinha entra em cena no DVD!!!rsrsrs

Logo que me mudei para Bauru comecei a procurar grupos de apoio á gestantes e mulheres em puerpério.
Como já disse em outro post,eu tive DPP (Depressão Pós Parto) e sofri horrores,principalmente com a falta de informação e apoio por parte dos médicos,do nossos sistema de saúde,enfim,por diversos fatores e pessoas.
Por isso eu gostaria de dar a minha singela contribuição,não sou médica,nem estudei o assunto,mas eu VIVI a Dpp.E acho que poderia ajudar com o meu relato,dizendo que Existe VIDA pós Dpp!
Na minha busca,me deparei com um projeto muito,muito bacana,chamado MaternAtiva. Criado pelas queridas Denise e Andreia e que aborda principalmente as questões que envolvem  o PARTO e o direito da mulher escolher o tipo de parto que quiser,apoiam,claro o PARTO NATURAL,parto humanizado,aquele feito em casa,na água,o mais natural possível para mãe e bebê (aquele que sempre foi meu sonho de consumo!!!hehe) e estendem o assunto a gestação e o pós parto.
Uma vez por mês é realizado um encontro com as mamães,chamado de RODA DAS MÃES.
Eu tive o privilégio de participar da última roda,do dia 18/08 e desde então estou maluca pra vir contar pra vocês como foi!
Resumindo: RENOVADOR!
Essa é a palavra.
A cada roda um assunto diferente é abordado,nessa que eu fui o tema era "REAL X IDEAL",e foi conduzido pela psicóloga,mamãe e amiga Josie.
O espaço é acolhedor,a gente pode ir tranquila com os filhotes,cada mamãe leva um lancinho saudável para ser compartilhado,brinquedinhos e claro,falamos MUITO!!!!!!!!rsrs Mas uma conversa muito gostosa e informal,aonde,sem nem percebemos acabamos desabafando e compartilhando os nossos conflitos,medos e angustias e vemos que outras mães também passam pela mesma coisa.
Essa troca de experiências e saber que você não é a única a ter culpas,medos e afins é muito bom,é renovador,revigorante,e já vale a pena!

                                               As crianças brincam e aprontam muito...
                                                Enquanto nós conversamos (e olhamos eles!)

O tema "Real x Ideal" tratou de um assunto que está sempre presente no nosso cotidiano,falou da Mãe,da Mulher,da Esposa,da Profissional REAL,que é essa pessoa que nós somos,que também tem seus problemas individuais,seus medos,que também cometem falhas X A pessoa que nós gostaríamos de ser! A pessoa que a sociedade,que o marido,que a nossa mãe,cobram que a gente seja!
E até cair a ficha de que essa mulher IDEAL não vai conseguir existir é um longo e duro caminho...
Então conversamos muito sobre o assunto,sobre o que gostaríamos de fazer mas não conseguimos...sobre tudo que IDEALIZAMOS ainda na infância e as frustrações que a não realização dessas projeções nos causam.
Eu,por exemplo,sempre pensei em ser aquela mãe que senta a tarde toda para contar historinha,para bincar,que bagunça a casa toda,deixa as crianças se sujarem e pintarem as paredes,ao som de OH HAPPY DAY,como eu via nos filmes!

Minha realidade? Com a Julie voltei a trabalhar quando ela tinha 3 meses porque eu PRECISAVA sustentar a casa e um bebê,com a Nicole,parei de trabalhar para dar conta das duas e confesso que tem dias que eu já acordo com esgotamento mental e fico desesperadamente caçando algum tipo de "lazer" para passar as minhas horas,já que eu não tenho 1 hora sequer PARA MIM! Abri mão da vida lá fora,esqueci que existe o MUNDO,para viver exclusivamente para as meninas e a minha casa.Eu me devia isso.Precisava saber como é.Hoje arranco meus cabelos,tem dias que choro de nervoso,de não conseguir tomar um banho e lavar o cabelo na hora que eu quero,mas confesso também,que TODAS as noites,ao me deitar,agradeço a DEUS a oportunidade de ser MÃE em tempo integral,com todas as delícias e sacrifícios que essa palavra traz.Por eu quero,que lá na frente,se as minhas filhas errarem eu possa me questionar e culpar á mim mesma por isso,ou,se elas tiverem sucesso e forem pessoas de bem,que eu possa sorrir pra mim mesma e dizer que fiz um bom trabalho.Quando eu decidi ser mãe,eu decidi assumir todas as responsabilidades.Demorei bastante tempo para conseguir tomar as rédeas da minha vida,ainda tô tentando,ainda dou uma cambaleada mas aprendi que ser mãe é isso mesmo! É errar para depois aprender,é um constante aprendizado,para sempre.
E que também SEMPRE vai ter alguém para te cobrar,seja a sua sogra, seu marido,seu filho ou,no pior dos casos,você mesma.Porque nós somos o nosso pior algoz - Como disse a Josie.
Sempre estamos prontas para apontar um minúsculo erro,prontas á nos punirmos,nos derrotarmos.
A roda das mães serviu para a gente espantar um pouco esse carrasco.
Para admitir que NÃO CONSEGUIMOS SER TUDO O QUE QUEREM QUE SEJAMOS.
E a partir daí,da confissão,a gente se alivia.

A Tanigua (uma amiga da roda) disse uma frase que expressou o que eu sinto direitinho:
"Eu não sou infeliz com a vida que eu tenho,eu só estou cansada."

É bem por aí.Eu falo para o meu marido,quando ele vem dizendo que estou estressada e com frases típicas-irônicas dos homens,como "Ué,não foi você que quis essa vida?" 
Eu digo"Não confunda as coisas!Estou mentalmente esgotada,não estou infeliz nem arrependida."

TODAS as mamães da roda concordaram e admitiram  esse sentimento de cansaço,de esgotamento mental,que de fato existe,não é frescura!

Outro ponto importante que a Josie citou foi que como as mulheres conseguem ser crueis com outras mulheres! Que as nossas mães,tias e avós as vezes sofrem de amnésia ! :)
Quantas vezes você já ouviu a sua mãe dizer "Ah minha filha,eu fazia tudo com vocês no colo,pegava ônibus,ia pra feira,batia um bolo com uma mão só!"
Eu já ouvi a minha dizer isso.
Mas naquela época as preocupações e afazeres de uma mulher/mãe também eram mais limitados,a vida era outra,as crianças passavam o dia brincando na rua,a gente só ia pra casa no começo da noite,todo mundo sujo,depois que a mãe gritava "PRA DENTRO,AGORA!" 

Hoje a realidade é outra.

Se não trabalhamos,sempre alguém vai dizer que nos "acomodamos",se trabalhamos,alguém vai dizer que "Largamos" os nossos filhos e por aí vai.
A "culpa" faz parte do ser "MÃE".E a cobrança faz parte do universo!
Então minhas amigas,vamos parar de nos cobrarmos tanto,de nos COMPARARMOS com os outros,de achar que a fulana é melhor mãe que a gente,porque vimos umas fotos das férias na Disney.Em fotos tudo é lindo!! E passar 1 horinha com um casal de amigos e pensar porque a filha deles é tão comportada e sua é tão bagunceira também é fácil! Vai ver o dia-dia da família...no final das contas,você vai ver que é tudo igual,só muda o endereço!

Beijos!!

Bruna



7 comentários:

  1. Bruna, agradeço seu compartilhar! A vida é um constante aprendizado, o da maternidade me fascina! Grata por fazer parte.

    PS: o MaternAtiva é um grupo que foi criado por mim e pela Andreia Cristina e hj já conta com muitas mães apoiando umas às outras!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho essa questão do apoio ao parto natural um ponto muito interessante e complexa. Eu tive um parto normal. Para o meu limiar de dor, eu achei que eu sofri além do que eu sou capaz de suportar e sinceramente, se eu tivesse outro filho não seria normal, eu optaria por uma cesárea. É uma questão muito pessoal, tem gente que acha a 8ª maravilha do mundo as dores da contração, eu não achei e além disso os pontos cicatrizando me deixaram louca. Tenho dificuldade para lidar com a dor física e não quero isso de novo. Das coisas que criam um mundo de expectativas acerca, o parto é a que mais me incomoda, depois vem o bendito do peito rachado, sangrando, doendo até a alma que diziam que eu tinha que suportar aquela dor dos infernos até o dia que eu entrei em colapso nervoso por que eu não conseguia amamentar e vi meu piriquito chorando de fome e a pressão para eu não dar fórmula infantil por que era minha obrigação aguentar aquilo. Eu quero mais filhos, mas sinceramente, acho que eu prefiro adota-los, e há quem me atire um caminhão de pedras por não querer passar por essas coisas outra vez...

    ResponderExcluir
  3. Jojo Baby: Eu não sou de atirar pedra em ninguém não...acho que ninguém melhor que nós mesmos para sabermos aonde o calo aperta.
    Deixe as pessoas falarem,mas não SE culpe por pensar desta forma.
    Só você sabe o que passou!
    Beijossss!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida!!! Que bom saber que nós do MaternAtiva - eu, Denise e Josie, fazemos de alguma forma, uma diferença na sua vida!!! É um prazer imenso ler tudo isso!!! Estou muito feliz!!! Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu, Déia, rsrsrsrsr Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considere também minhas as palavras da Déia!
      Muito gratificada com sua partilha.
      bjs

      Excluir
  6. Tb adorei o nosso dia, a roda, e compartilhar td isso! Bjinhos

    ResponderExcluir