segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Antes de correr para o médico...Leia !!

Oi meninas!!!

Elaboramos esse post seguindo algumas dicas da GO da nossa moderadora Andreia!E algumas dicas de quem já passou por isso tudo rsrs
Podem ver que são dicas fáceis e que, se seguidas corretamente,evitam visitas
desnecessárias ao GO, e preocupações excessivas!
Claro que são só DICAS, nada aqui substitui a opnião do SEU MÉDICO ! :)


Fracionar a alimentação em pequenas quantidades 5 a 6 vezes ao dia (não pode pular refeições).
PROCURE comer muitas frutas (2 a 4 porções ao dia), muitas verduras e legumes (2 porções por dia), queijo branco (minas, ricolta), leite desnatado, alimentos integrais (pão e arroz), aveia, fibras em geral, muita água ( em média 2 litros por dia) e sucos e frutas.


EVITE: chocolates, frituras, enlatados,massas, condimentos, alimentos gordurosos, embutidos, carnes cruas, refrigerantes e tudo que for de difícil digestão para você.


*Outra dica  é para ficar atenta aos HORÁRIOS das refeições !Tente seguir uma rotina alimentar...e Evite comer á noite para não ficar com aquela sensação de "estufamento" e sobrecarregar o estômago!


Preparo dos mamilos -


É importante que você converse com seu GO antes de realizar qualquer procedimento nos mamilos,pois alguns deles causam contrações uterinas!
Converse com seu médico a respeito da MAMARE - Uma pomada 100%  lanolina,que evita rachaduras na hora de amamentar e geralmente não apresenta contra-indicação alguma.


SOL - Esse é 100% natural e só faz bem!! Se você tiver a oportunidade,tome Sol nos mamilos,por 15 minutinhos,no período da manhã ou tarde (nunca entre 12:00 e 14:00 hrs )!!


Alguns médicos são radicais em relação a usar qualquer produto nos mamilos,já que a natureza se encarrega da produção do leite,e de escurecer os mamilos para melhor visualização do bebê,eles ficam escuros para servirem de "sinalização" e o bebê enxergar melhor o peito!!
Fascinante,não?!


Rosto -


Meninas!! É muiiiitoooo importante que vocês não descuidem da hidratação e proteção do rosto!
Filtro solar é indispensável !!!Aliás o recomendado na gestação é que você use um filtro solar 1 numero acima do que voce usa de costume.
Se voce normalmente usa proteção 30,na gravidez passe para o 45! Isso porque a elevação de alguns hormônios no organismo,costuma causar manchas na pele (melasmas).De 70 a 90 % das gestantes sofrerão algum tipo de alteração pigmentar no rosto,geralmente a testa,o nariz e o buço.Essas manchas tendem a regredir ou até mesmo sumir, após o parto,porém o não uso do protetor solar pode agravar a situação em 70%,tornando as manchas muito mais difíceis de desaparecerem !!


De qualquer forma,não é indicado nenhum tratamento durante a gravidez,se o tratamento para o melasma for realmente necessário,só poderá ser feito após o desmame.


Protetor Solar Recomendado - Photoderm Max fluido solar 


Evite ácidos (como o Melora C,por exemplo) e adstringentes no rosto,e fique atenta á oleosidade da sua pele.Durante a gravidez você pode sentir necessidade de substituir seu hidratante habitual por um sabonete anti-séptico por exemplo.


Hidratação do corpo -


Esse é um ponto que deixa muitas dúvidas para as gravidinhas!!!
Qual é o melhor hidratante ? O que evita as estrias?
Bom...para evitar,ou melhor,amenizar o aparecimento das estrias,você deve se preocupar com alguns quisitos,não somente com a hidratação da pele,mas também com a alimentação,a prática de exercícios durante a gravidez,evitar refrigerantes,exposição excessiva ao Sol e o grande aumento de peso.


Dica: O bom e velho óleo de amêndoas é excelente na prevenção de estrias e não tem contra indicações!
Hidratante recomendado - Mater Skin


Tratamentos: Durante a gravidez também não é recomendado nenhum tipo de tratamento mais profundo para as estrias,como laser por exemplo.Porém,após o parto você poderá começar suas seções de drenagem linfática sem problemas.
O principal,antes de sair correndo procurando um centro de estética é que você tenha PACIÊNCIA e CONSCIÊNCIA de que o seu corpo passou por grandes modificações nesses 9 meses e que não será da noite pro dia que você terá sua barriguinha de volta,espere a pele ganhar a elasticidade denovo,você voltar ao seu peso normal e aí sim,se as temidas estrias persistirem você pode e DEVE investir em tratamentos estéticos !Mas lembre-se que um fator crucial e determinante para o surgimento ou não de estrias é a GENÉTICA ! Dessa,não tem como fugir !
Amamentar ajudar muito a reduzir o tamanho do útero e a perder peso!! Mas não tenha pressa em deixar tudo no lugar tão rápido,permita-se conhecer o seu bebê primeiro,entender as necessidades DELE e respeite seu organismo,a alimentação nessa fase será fundamental,tanto para a perda de peso,quanto para a amamentação do bebê.
Um ótimo exercício que vocês podem fazer juntos (e vai por mim que funciona mesmo!!) é pegar o carrinho de manhã bem cedo,colocar o nenê bem confortável e ir passear !!! Ele adora,e você consegue perder uns quilinhos extras !! :)


Azia -


Ai como é ruim!!!!Sei bem do que estou falando rsrsrs e por mais que você já tenha escutado a pérola "Ta com azia??É porque o bebê é cabeludo" não acredite!!! É MITO de tia velha!!! rsrs
As gestantes sofrem bastante com azia...não tem jeito.


Recomendado - Simeco Plus contra azia!


Gases -


Esses podem literalmente acabar com a sua noite de sono e causam dores terríveis!!!
Uma dica infalível é esquentar a região afetada pelos gases com bolsa de água quente!
Se você estiver com gases pelo corpo todo,tente um banho bem quente e movimente-se para eliminá-los!


Recomendado - Luftal ( dimeticona )contra gases


Cólicas -


Sim!!Elas podem voltar com força total á qualquer altura da gravidez!!
Se a sua cólica for leve,sem sangramentos ou contrações,também vale a dica de cima,um bom banho
quente e caminha...e claro, Buscopan Composto que é o remedinho de bolsa das grávidas rsrs
Ligue para seu GO e confirme se pode usar!


Náuseas ou vômitos -


É quase impossível ficar imune á eles...mas algumas sortudas (como eu,por exemplo eheehehe) conseguem!
Se você estiver com enjôo,tome água GELADA e procure deitar-se com a cabeça mais elevada que o resto do corpo,fique atenta á pressão arterial.Se não teve quedas de P.A você pode perguntar pro GO se ele indica um Dramin B6 ou o Meclin 25 mg - que são os mais recomendados para as gestantes!




Prisão de ventre -


A prisão de ventre pode vir a se tornar um problema sério na gravidez.
Tomar vitaminas de mamão com leite,mamão e laranja,ajudam a melhor o rítimo
mas na maioria das vezes só uma alimentação balanceada não é o suficiente para
o funcionamento regular do intestino.
Se você não evacua além de não eliminar as toxinas e o "Lixo" alimentar do seu organismo,você
passa a absorve-los e isso pode causar uma infecção.
Além da dor abdominal e sem falar nos KG extras que aparecem na balança!


Recomendado - Metamucil - É fitoterápico. Fibras puras.Consulte o GO sobre ele, esse não tem contra-indicações!




NÃO FUME OU CONSUMA ÁLCOOL !!!!!!!


E lembre-se de perguntar ao GO sobre o uso de medicamentos!


BEBA BASTANTE ÁGUA !!!
Isso evita o surgimento de infecção urinária e o inchaço dos pés,além de ajudar na eliminação de substâncias prejudiciais e ajudar a manter a forma! ;)




Cabelos -


Para nossa alegria o crescimento dos cabelos é bem estimulado durante a gravidez,principalmente no 3º tri ! Mas você pode notar que a sua raiz está mais oleosa do que de costume...normal dos hormônios! rsrs
Evite passar condicionador na raiz e lave o cabelo com mais frequência,de preferência com água fria.
Evite tratamentos químicos,como alisamentos,formol e tintura com amônia (os tonalizantes sem amônia são válidos depois do terceiro mês de gestação!).
Já as hidratações são recomendadas !Você pode continuar usando seu creme preferido,sem problemas...
Ahh!!!também não caia na tentação de cortar os cabelos durante a gravidez!Vou explicar abaixo...


Após o parto você pode sofrer com a queda de cabelo! Isso ninguém me avisou quando fiquei grávida...eu senti na pele e me assustei com a quantidade de cabelo perdida! Meu travesseiro amanhecia com chumaços grossos de cabelo...o que ocasionou uma significativa diminuição do comprimento do meu cabelo.
Outra coisa que notei e pesquisei e vi que tem fundamento é que a estrutura capilar também muda após o nascimento! Pense que a gente está produzindo vários hormônios que só produzimos durante a gestação...e na hora do parto essa produção é interrompida drasticamente !!!O bebê nasceu,acabou ali !
Por isso também várias mamães sofrem com a Baby Blues (tristeza materna) e outras alterações no organismo nos dias seguintes após o parto...o cabelo,as unhas, não são diferente,eles tendem a ficar ralos e finos...
mas não se desespere! A produção e estrutura capilar voltam ao normal em algumas semanas.(ufa!)


Alguma mulheres também notam um aumento significativo de pêlos pelo corpo,no rosto,axilas, virilha...é normal também! Enfim,gente,a gravidez é uma fase de mutação !!! rsrsrs quem lê fica até apavorada né?
Como assim eu vou ficar peluda,com mancha ne pele,barriga estufada e mau humorada?????!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk respire fundo...a gente só está descrevendo aqui o que PODE acontecer...nada aqui é regra,tudo varia de organismo para organismo...e no fim das contas,todo sacrifício compensa (lembre-se dessa frase quando for acordada subtamente com um pézinho bem pequeno entre suas costelas! :)!


Agora...você DEVE CORRER PRO MÉDICO se ocorrer :


Sangramentos- com ou sem dor
Perda de líquidos pela vagina
Dor de cabeça ou manchas na visão
Inchaço repentino no corpo ou rosto (que não melhora com repouso de 1 hora)
Contrações doloridas antes de completar 35 semanas
Febre ou calafrios
Falta de movimentos do bebê ( por mais de 5 horas após o quinto mês de gestação)
Corrimento marrom


Do mais...esperamos que vocês passem muito bem e sigam lindas e radiantes nessa fase,que sem dúvidas alguma,é a melhor fase (e a mais loucaaa!) da vida de uma mulher !!!




Beijos e chutinhos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário