domingo, 7 de novembro de 2010

Contrações - Você sabe o que são ?

Bom dia Mamães e Amigas !!


Vi que esse assunto foi bastante comentado nos últimos dia na nossa comunidade
Então pesquisei um pouco,juntei um texto daqui,outro dali,dei minha opnião e misturei
minha experiência de segunda gestação,para explicar mais um pouquinho das famosas
contrações !
Até onde vão as falsas contrações de Braxton Hicks e onde começa o verdadeiro trabalho de parto?
Espero que o texto esclareça essa e outras dúvidas!!


Tem alguma informação para acrescentar? Manda pra gente! mamaeseamigas@gmail.com


  Se essa é sua primeira gravidez,muito provavelmente você só sentirá as primeiras contrações de ensaio,as chamadas Contrações de Braxton Hicks,a partir da 20º semana.
Elas ganharam esse nome por causa do pesquisador e médico inglês Jhon Braxton Hicks,que descreveu esse enrijecimento muscular indolor,pela primeira vez,em 1872.
As contrações de Braxton NÃO DOEM !! Elas são um ensaio do corpo para o trabalho de parto e colaboram para o "apagamento" do colo do útero (que fica cada vez mais fino) e para a dilatação.
Duram em média 30 a 60 segundos e são irregulares.
Esse tipo de contração vai deixar a sua barriga bem dura,como um "calombo",nesse momento o bebê não costuma se mexer e você pode até sentir uma difuldade para respirar...mas RESPIRE !Respire calma e lentamente,inspire pelo nariz e solte pela boca,repetidamente enquanto a contração durar.
Você vai ver que em poucos segundos a barriga começa a relaxar de volta.


Se é a sua segunda gestação em diante,você pode notar que as contrações de Braxton começaram mais cedo e são mais frequentes.
Mas mesmo assim, ter ou não as contrações NÃO É REGRA!
A frequência e intensidade varia de cada organismo e nem a falta nem a presença delas é motivo para preocupação!


Quando devo me preocupar ?


Você deve se preocupar mesmo e procurar o seu GO se perceber que as contrações estão doloridas,com dor pélvica (aquela bem embaixo da barriga) e/ou dor lombar (tipo cólica) e se a frequência delas estiver mantendo um rítimo regular( o ritmo é o fator determinante para o trabalho de parto,preste sempre atenção nele!!!).Se for acompanhada de sangramentos ou corrimento de cor marrom.


Como vou saber se é contração de ensaio ou contração de TP ?


Vou responder essa como a maioria das pessoas que já passou por isso responde : Você vai saber a diferença! rsrsrsrs
Mas eu sei que essa resposta dá raiva !!!Então vamos lá...na teoria : As contrações verdadeiras são mais longas,mais regulares,mais frequentes e mais doídas que as de ensaio.
Com essas contrações você vai sentir a NECESSIDADE de aderir á um determinado ritmo de respiração
e também tem que ficar atenta aos intervalos entre elas.Lembre-se que o ritmo é o mais importante ! É ele
quem dita o trabalho de parto.
Na prática: Você pode sentir junto com as contrações,dor de barriga e vontade de evacuar,até mesmo enjôou e aceleração dos batimentos cardíacos,não se preocupe! É o corpo tentando se adaptar á esse momento,que vai exigir muito de você,o fluxo sanguíneo se altera e com isso a pressão arterial também pode variar,aumentando ou diminuindo rápido á essa altura.
Os movimentos do bebê também ficam restritos,é normal,daqui pra frente ele também vai concentrar as forças para passar pelo canal vaginal.


E a dilatação?!!


Bom,infelizmente,contração não é sinônimo de dilatação !
Você pode começar a sentir as contrações doloridas semanas antes de engrenar de vez o trabalho de parto.
Assim como a sua bolsa d´agua pode romper antes que você tenha 1 contração sequer.
Da mesma forma,você pode já estar com algum grau de dilatação sem ter tido tantas contrações assim.
Por isso é fundamental que você monitore o tempo de duração e o intervalo entre elas!
Mas a medida que a dilatação vai aumentando,as contrações também vão.Elas ficarão cada vez mais doloridas e intensas e com menor intervalo de tempo,até o momento da expulsão.
O que ajuda a aliviar um pouco é água quente,massagem e respiração adequada !
E não fique na posição horizontal total,a menos que seja uma ordem expressa do seu médico,tente se
movimentar,andar,agachar e entregue á Deus!!Na hora a gente fica meio "fora de si" é o que o pessoal chama de Partolândia,relatado como uma experiência fora do corpo.É que chega uma hora que a gente não sabe mais onde a contração começa e onde ela termina! 
No meu trabalho de parto (que durou 6 horas do romper da bolsa ao nascimento),todos no meu quarto de hospital praticavam a respiração cachorrinho,menos eu !!!
Minha vontade era de me jogar da cama rsrsrs como não podia o jeito foi apelar para o marido...que sofreu uma depilação manual da barriga/peitoral !!!
Sabe quando a gente vê nos filmes,a mulher mordendo um paninho?? Também pensei comigo "Como o paninho cairia bem naquele momento!!" !


Por mais que você seja uma pessoa contida no dia -dia,centrada,uma mulher equilibrada,sem excessos ou grandes alterações de humor...permita-se sair de cena no TP !
Se der vontade de gritar..grite! Isso pode aliviar e muito !!Se der vontade de apertar um travesseiro,aperte com todas as forças possíveis !!!
Quer implorar pra Deus?!! Fique á vontade...agora você é mãe,e dizem por aí que Deus sempre ouve as mães com uma certa prioridade...
Se quiser xingar,xingue !!Provavelmente você nem lembrará disso depois,mas vai ter boas risadas quando vir o vídeo ou quando seu acompanhante lhe contar do que você foi capaz !


Acredite !! Nós somos muito mais capazes do que possamos aparentar.


O Parto normal dói ? Doi,claro !
Mas é uma dor suportável,uma dor da libertação...é a dor que vai marcar o antes e o depois da sua vida!
Quando termina o parto,a dor SOME !No lugar dela vem uma sensação única,uma onda de alívio e amor intenso...missão cumprida !
Mesmo que você fique "traumatizada" por um tempo,quando você for contar sua experiência,o que vai prevalecer será a sua determinação,sua coragem de enfrentar o medo e o desconhecido para dar a VIDA a um ser humano!!


A Natureza é sábia,se ela nos permite gerar uma vida,ela nos permite dar a luz,é o ciclo natural...nosso corpo se prepara para isso desde que nascemos! 
Na hora H a gente tira forças de onde nem se sabe!! 
Mas digo com convicção,que vale a pena ter um PN,é uma experiência única e com certeza vai mudar seu jeito de ver as coisas...na próxima vez que você for ao dentista por exemplo e tiver que fazer um canal...lembre-se do seu TP !!!Você vai ver que a dor passa a ser bastante relativa kkkkkkkk


Beijos e chutinhos!!!!!!!





Um comentário:

  1. Nossa... como me ajudou amei seu texto. Muito rico.. informações que vai me ajudar muito a dormir o restante dessa madrugada! Rsrs.. obrigada! Agora sei que o que sinto é contração.. e como é bom saber que minha princesa esta a caminho.. 😍😍

    ResponderExcluir